Pessoas tóxicas no trabalho - Veja como lidar com elas!

7 dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho

7 dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Pessoas tóxicas no trabalho podem impedir a sua felicidade no dia a dia e contribuir negativamente para o desenvolvimento da sua carreira

O ambiente de trabalho é um ambiente de muita exigência e competitividade. E isso é um terreno fértil para pessoas que buscam a evolução profissional, mas também pessoa tóxicas no trabalho. Estas são as pessoas que fazem de tudo, sem medir esforços e até mesmo consequências, para acabar com a sua autoestima, felicidade e vontade de trabalhar e crescer na empresa. E, sabemos bem, que lidar com pessoas tóxicas não é uma das tarefas mais fáceis. Porém, é possível colocar em prática algumas dicas para tentar melhorar esta situação. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Pessoas tóxicas no trabalho: 7 dicas para lidar com elas

1 – Não rotule

Quando você rotula uma pessoa, mesmo que ela esteja interferindo negativamente em sua vida ou no trabalho, você acaba criando um estereótipo e isso é péssimo quando você precisa lidar com uma pessoa tóxica no trabalho. Tente compreender os motivos deste comportamento, as causas de tudo isso.

2 – Olhe para o espelho

Esta é uma ótima dica! Faça uma análise e descubra se você é ou não é parte do problema. Em alguns casos, a pessoa que acusa é responsável pelo comportamento de terceiros, mesmo sem perceber que exerce tal influência.

3 – Copo meio cheio

Tente olhar para um cenário mais positivo dentro de toda esta situação. Ao invés de remoer os problemas causados pela pessoa tóxica no trabalho, tente mentalmente trabalhar exercícios e enxergar caminhos para melhorar tudo ao seu redor.

4 – Julgamento correto

Você precisa ter clareza se a pessoa em questão é realmente tóxica ou somente “difícil”.  O alvo de suas críticas pode, somente, querer proteger seu território dentro da empresa e não necessariamente isso quer dizer que é um comportamento tóxico.

5 – Conhecimento

Busque conhecer a fundo a personalidade da pessoa e os motivos que levam a tal comportamento. Em muitos casos, ao fazer isso, você compreenderá muitos dos gatilhos que levam às atitudes tóxicas e poderá ajudar diretamente a resolver o dilema.

6 – Imponha limites

Você é a única pessoa que pode impor limites em relação à sua vida. Somente você pode falar “não” e “sim” sempre que uma pessoa tóxica tentar minar a sua felicidade e autoestima. Uma boa dica para tal é não abrir muito da sua vida particular no ambiente de trabalho.

7 – Por que você?

Descubra porque a pessoa tóxica está implicando com você. O que levou a isso? Foi algum comentário seu? Algum trabalho? Ao identificar a causa, fica mais fácil para lidar com o problema.

Inteligência emocional

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível compreender melhor as motivações de terceiros em relação a você, como seus comportamentos no ambiente de trabalho. É uma metodologia que busca encontrar o ponto de vista racional e impedir que você entre no jogo emocional de terceiros. Quer saber mais sobre tudo isso? Fale com um dos nossos especialistas! A Arita Treinamentos está ao seu lado.

ARTIGOS RELACIONADOS