Inteligência emocional na sua família - Dicas para desenvolver

7 dicas para estimular a inteligência emocional na sua família

7 dicas para estimular a inteligência emocional na sua família

Contribuir diretamente para o crescimento emocional de cada membro da família é uma missão nobre e que gera resultados positivos para todos

Família que se desenvolva unida, cresce unida. Estimular a inteligência emocional na sua família é uma ótima iniciativa para que cada pessoa deste núcleo cresça como indivíduo e alcance o máximo em termos de potencialidades e habilidades. Um compromisso com o crescimento de todos e que pode ser colocado em prática com algumas dicas. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Inteligência emocional na família: DICAS que você precisa conhecer

  1. Identifique as próprias emoções: o primeiro passo para estimular a inteligência emocional na sua família é estimular, primeiramente, a própria inteligência emocional. Identifique as suas emoções e os gatilhos que provocam reações e estados emocionais distintos.
  2. Abra o coração para sua família: é recomendável compartilhar com a sua família tudo o que sente, sempre mantendo a calma e transmitindo confiança. Se passar por um momento de raiva, pouco tempo depois, explique o motivo, o que provoca isso em você. O mesmo em relação à felicidade e euforia. Expresse suas emoções com os familiares.

A Arita Treinamentos pode te ajudar!

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar os gatilhos emocionais que provocam um determinado comportamento no dia a dia com seus familiares, seja no aspecto negativo ou positivo. São treinamentos que visam entender por completo a situação, de maneira direta, e também objetivam uma melhora no equilíbrio emocional do indivíduo. Para tal, são trabalhadas técnicas de desenvolvimento e potencialização de habilidades que a pessoa já possui, mas que por diferentes razões não são estimuladas. E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar no trabalho de quem atua há mais de 30 anos na área. Aproveite: fale com um dos especialistas da Arita Treinamentos.

Continue: veja mais dicas para estimular a inteligência emocional na família:

  • Conheça cada membro da família: as pessoas são únicas e cada indivíduo reage a estímulos emocionais de uma maneira. É preciso conhecer profundamente as características para lidar com cada pessoa de uma maneira.
  • Seja positivo: estimular a inteligência emocional na família passa por uma comunicação mais positiva e aberta. Deixe com que os membros da família falem o que pensa e incentive isso. Não seja um bloqueador de emoções familiar.
  • Valorize as qualidades: um ponto importante é cuidar da autoestima das pessoas, valorizar suas qualidades. Evite o confronto, acusações e “dedos nas feridas”.
  • Demonstre o amor que sente: é fundamental que você deixe claro que você ama a sua família. Verbalize o amor. Declarações honestas e pontuais são bem-vindas para que cada membro da família se sinta mais à vontade para desenvolver a própria inteligência emocional.

Seja mais tolerante: erros acontecem em todas as famílias e faz parte do processo de evolução e amadurecimento emocional aprender com eles. Com a sua família não será diferente. Dê espaço para que as pessoas arrisquem mais, para que tentem algo novo. Ser mais tolerante é saber que a caminhada é particular para cada pessoa e que você também pode aprender com isso.

ARTIGOS RELACIONADOS