Apego emocional no relacionamento – Veja os sinais

Apego emocional no relacionamento: como identificar a dependência e se livrar dela?

Apego emocional no relacionamento: como identificar a dependência e se livrar dela?

É preciso ficar atento(a) aos principais sinais de uma dependência emocional acima do normal em um relacionamento amoroso

Somos seres que dependem uns dos outros. É normal isso, desde a nossa infância dependemos dos pais, na adolescência dependemos dos amigos em algumas situações e assim por diante. Porém, quando começamos a nos relacionar amorosamente, é preciso ficar atento(a) aos sinais de apego emocional no relacionamento. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos!

Sinais do apego emocional no relacionamento

  1. A pessoa não suportar olhar para o(a) parceiro(a) interagindo com alguém que não seja ela própria. Ciúmes acima do normal.
  2. Incômodo ao perceber o(a) parceiro(a) deseja passar algum tempo com outras pessoas, mesmo que sejam amigos ou amigas de longa data, ou familiares.
  3. Afastamento social de amigos e familiares que sempre foram importantes ao longo da vida, mas que ficaram em segundo plano após o começo do namoro ou do casamento.
  4. Insegurança, medo de perder o relacionamento, de perder a pessoa que está ao lado. Isso gera a necessidade de controlar todos os passos do(a) parceiro(a).
  5. Mudança repentina em preferências pessoais, justamente para se adequar aos gostos / estilos / preferências de quem está ao lado, mesmo que isso cause infelicidade.
  6. A felicidade plena só é alcançada quando a pessoa está ao lado do(a) parceiro(a), ou seja, a pessoa não visualiza que é possível se feliz de outra forma, sem aquela pessoa escolhida ao lado.
  7. Necessidade exacerbada e constante de receber declarações de amor e companheirismo, sempre exigindo algo a mais.
  8. O(a) parceiro(a) é colocado(a) como prioridade total, inclusive com a pessoa que sofre com apego emocional no relacionamento, passando a cancelar compromisso com familiares e amigos.
  9. A pessoa passa a se importar com elogios e reconhecimentos somente da pessoa ao lado, não de terceiros.
  10. Nervosismo e desespero sempre que a pessoa ao lado não concorda com algo ou não segue os passos pré-determinados.

Como se livrar da dependência emocional no relacionamento?

  • Reconheça a situação: se você se identificou com os sinais de apego emocional no relacionamento, o passo seguinte é reconhecer que há um problema. Somente assim você poderá buscar se livrar da dependência que sente por outra pessoa.
  • Ame a si próprio: ninguém é mais importante do que você e é preciso compreender isso. É preciso desenvolver e estimular o amor própria para alcançar o próprio desenvolvimento pessoa, a autoconfiança.
  • Não force a barra: nem sempre a pessoa que está ao seu lado em um relacionamento, em um determinado momento da vida, passará a vida inteira na mesma posição. Então, não é nada indicado forçar a barra, forçar o relacionamento só para ter alguém próxima. Isso gera infelicidade.
  • Passado é passado: também é preciso que você não remoa lembranças do passado e não tente reatar com o(a) parceiro(a) de outros carnavais somente pelo fato de ter alguém, para alimentar o seu apego emocional.

A Arita Treinamentos pode ajudar!

Somos uma empresa de renome no mercado, com mais de 30 anos de know-how em treinamentos de inteligência emocional. Nossos profissionais realmente entendem do assunto e estão preparados para prestar um atendimento personalizado e objetivo, com as principais estratégias e metodologias para você deixar de ter apego emocional no relacionamento e alcançar uma vida mais feliz e equilibrada. Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS