Confira os 5 principais sintomas do complexo de rejeição

5 sintomas que indicam o complexo de rejeição

5 sintomas que indicam o complexo de rejeição

É preciso redobrar a atenção nos círculos profissionais, familiares e de amizade para tentar identificar pessoas que possam estar sofrendo com o complexo

Quem acompanha as postagens aqui no blog já conferiu alguns conteúdos relacionados ao tema de hoje, como para identificar os sinais do sentimento de inferioridade no trabalho. Seguimos dentro do mesmo cenário, apontando os principais sintomas que indicam o complexo de rejeição. Dentro da psicologia, o complexo de rejeição é uma percepção constante que a pessoa tem que se sendo sempre rejeitada. Conhece alguém assim? Continue a leitura!

Complexo de rejeição: 5 principais sintomas para você ficar atento(a)

  1. Pessimismo: a pessoa com complexo de rejeição sempre é pessimista em relação a tudo o que faz ou ao que está preste a acontecer, mesmo que não tenha relação com suas ações.
  2. Tarefas não realizadas: o indivíduo também não tem capacidade ou mesmo vontade de concluir suas tarefas, pois acredita que o resultado não será satisfatório para terceiros. É algo comum dentro de um ambiente de trabalho, em empresas dos mais variados segmentos.
  3. Necessidade em agradar ao próximo: buscando a aceitação de terceiros, a pessoa busca constantemente agradar ao próximo para que suas ações e opiniões sejam alinhadas ao que pensa ou faz. O medo de ser rejeitado faz a pessoa trilhar esse caminho de maneira consciente ou mesmo inconscientemente.

Inteligência emocional para lidar com o complexo de rejeição

Pessoas com complexo de rejeição são assim porque passaram por traumas emocionais ou psicológicos graves na infância ou adolescência, normalmente. Logo, o complexo é como um mecanismo de defesa cerebral para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer. A boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área e que já lidou com milhares de casos assim. Em outras palavras, você sabe que pode confiar no trabalho de quem realmente entende do assunto. Lembre-se: mudar de vida é possível e depende de você dar o primeiro passo rumo ao equilíbrio emocional. Não perca mais tempo! Fale com um dos nossos especialista!

Continue a leitura e descubra mais sinais que indicam o complexo de rejeição

  1. Isolamento social: como resultado do medo de ser rejeitada, a pessoa busca o isolamento social como forma de se proteger de situações, opiniões e de terceiros que possam contrariar sua visão de mundo. O confronto social com amigos e familiares é um dos acontecimentos que podem levar ao complexo de rejeição.
  2. Timidez: também é um sinal que devemos ficar atentos, pois pode indicar que a pessoa não quer opinar sobre um determinado assunto e não porque não tem uma visão sobre o tema. O medo está em expor o que pensa e isso não ser aceito.

ARTIGOS RELACIONADOS