Carga emocional. Veja como lidar com ela

Carga emocional: 5 formas de evitar o acúmulo de estresse

Carga emocional: 5 formas de evitar o acúmulo de estresse

Todos nós podemos sofrer com uma carga emocional acima da média e que pode atrapalhar nossa vida pessoal e profissional. É preciso aprender a lidar com isso

O primeiro passo para lidar com uma carga emocional que atrapalha sua rotina pessoal e profissional é identificar seus sinais e aprender as melhores formas para lidar com o problema de uma maneira equilibrada. Com isso, o acúmulo de estresse pode diminuir gradativamente e isso contribui diretamente para a melhora da saúde do corpo e de alma. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje!

5 formas para lidar com a carga emocional

1 – Não tenha pena de si mesmo

A tão falada autopiedade é um problema quando pensamos na carga emocional do dia a dia, isso porque é uma autoavaliação errônea, deturpada que nós fazemos nós mesmos, principalmente em relação às nossas capacidades e habilidades. Uma avaliação que nos afasta da realização e que nos coloca em uma situação de vítima em relação ao mundo externo.

O grande problema é a falsa ilusão criada que somos incapazes de evoluir. E o primeiro passo para lidar com isso é aceitar que a autopiedade existe e que é preciso combate-la. Somente assim será possível assumir o controle dos seus pensamentos.

2 – Reconsidere, às vezes, sua voz interior

Todos nós temos aquela voz interior que fala quando conversamos com nós mesmos. Porém, em determinadas situações, esta voz pode ser cruel e isso desencadear uma forte carga emocional. Ela pode afirmar que você não é capaz de superar um obstáculo e que não alcançará seus sonhos. A autocrítica exacerbada é um problema porque pode tornar os dias mais estressantes e é preciso, para combater isso, alimentar uma voz interior mais tranquila e otimista.

Uma boa maneira para treinar isso é pensar exatamente o oposto do que sua voz interior diz e verificar se esta nova linha de pensamento representa um caminho mais feliz e equilibrado para sua vida.

3 – Evite pensamentos intrusivos

São pensamentos que não vão ao encontro do que você realmente é como pessoa, que não estão alinhados com seus valores morais, mas que podem surgir de vez em quando. Pensamentos, em alguns casos, com cargas emocionais negativas, pessimistas e agressivas, que podem desencadear o estresse. Para lidar com isso é preciso olhar para tais pensamentos intrusivos como nuvens passageiras, algo que está presente em um determinado momento, mas que vai passar em breve.

4 – Sem ressentimentos

Na busca por uma vida mais leve, feliz e equilibrada, um passo importante é deixar os ressentimentos da sua história na história. Analisando friamente, os ressentimentos somente agregam aspectos negativos e que atrapalham a sua vida, que impendem que você dê um passo adiante rumo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. A dica de ouro para isso é não focar sua atenção quando um ressentimento surgir na mente, quando uma memória negativa do passado insistir em tomar o seu dia. Concentre-se em algo totalmente oposto, saia desse universo imediatamente.

5 – Um tempo para você

Quando você se sentir triste e abatido, ou mesmo estressado e muito nervoso com alguma situação, pare tudo e reserve algumas horas do dia somente para você, para fazer o que gosta. Todos nós precisamos de um tempo para descansar o corpo e a mente e só você sabe o que realmente pode te relaxar, como assistir um filme na TV, ler um livro, caminhar no parque, jogar videogame e vários outros exemplos. Neste tempo, olhe para seu interior e veja como suas emoções, decepções, desejos e frustrações estão conversando no seu interior. Este é o caminho que leva à reflexão e novos insights sobre sua jornada como pessoa e profissional.

Inteligência emocional

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível observar as causas que provocam a carga emocional e o estresse do dia a dia. Com isso, é possível colocar em prática alguns exercícios mentais para derrubar as barreiras que estejam impedindo uma vida mais feliz e equilibrada. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é especializada no assunto: fale com um dos nossos especialistas!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas