Como ajudar uma pessoa autodestrutiva - Veja aqui!

Como ajudar uma pessoa autodestrutiva em seus comportamentos?

Como ajudar uma pessoa autodestrutiva em seus comportamentos?

Quem tem algum amigo ou familiar autodestrutivo, sabe que algo precisa ser feito para que a pessoa passe a ter dias mais equilibrados emocionalmente

Muita gente se pergunta como ajudar uma pessoa autodestrutiva a lidar com seus comportamentos. De fato, não é uma tarefa fácil, mas que é possível de ser realizada com a ajuda certa, tanto dos amigos e familiares, como de profissionais que estudam e trabalham com isso. Dentro deste cenário, inclusive, o treinamento Arita Reviva pode realmente fazer a diferença, já que tem como objetivo o equilíbrio emocional e proporcionar as condições para que a pessoa viva melhores dias em sua vida. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Veja dicas de como ajudar uma pessoa autodestrutiva

  • Esteja próximo: mostre à pessoa que você está ali para o que der e vier, que está próximo e sempre ao lado para superar todos os obstáculos. Pessoas autodestrutivas, normalmente, são pessoas que preferem ficar sozinhas e buscam o isolamento social.
  • Seja transparente: não tente enganar a pessoa autodestrutiva. Jogue limpo, exponha a situação (intimamente) e aponte o que pode ser melhorado em seu comportamento. Mostre um outro lado da vida, as coisas boas que a pessoa pode conquistar, o que ela já tem de positivo e assim por diante. A verdade é sempre uma ótima aliada.

A inteligência emocional pode fazer a diferença!

 Uma pessoa autodestrutiva possui traumas emocionais que precisam ser identificados, analisados e superados. Os treinamentos de inteligência emocional focam justamente nisso, ou seja, na superação de barreiras emocionais que impedem a pessoa de evoluir para um quadro de maior felicidade e equilíbrio emocional. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Fale com os especialistas da Arita Treinamentos.

Sinais de atenção: aprenda a reconhecer sinais de uma pessoa autodestrutiva

  • Reações negativas ao sucesso: mesmo quando há êxito em alguma área pessoal ou profissional, a pessoa demonstra uma reação negativa, de diminuição do feito. Não há comemoração, há rejeição de elogios e a própria pessoa faz pouco caso do ocorrido, como se não fosse nada importante.
  • Autossabotagem: a pessoa não se sente merecedora de nenhuma conquista, seja pessoal ou profissional. Logo, ela mesma se sabota e coloca em risco seus relacionamentos amorosos, seus empregos, amizades e assim por diante.
  • Agressividade: é outro sinal que todas as pessoas ao redor precisam ficar atentas. Isso acontece porque a raiva é um dos muitos sentimentos que ficam contidos nas pessoas autodestrutivas… até que chega o momento de explosão, principalmente quando ocorre algum enfrentamento.
  • Vícios: drogas, álcool, tabagismo, jogos de azar, jogos eletrônicos e outros vícios antigos e modernos são válvulas de escape para pessoas autodestrutivas. Justamente por isso, muitos indivíduos se tornam adictos com certa facilidade.
  • Aparência: normalmente, são pessoas que não cuidam da própria aparência e mesmo da própria higiene pessoal. Isso acontece porque elas não enxergam qualquer sentido em fazer algo para “mostrar um lado bonito” da sua personalidade.
Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas