É possível superar mães narcisistas. Descubra aqui!

Como superar mães narcisistas e experiências negativas?

Como superar mães narcisistas e experiências negativas?

Sim, é possível superar mães narcisistas e desenvolver relações emocionalmente mais saudáveis. Algumas dicas podem ajudar

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que já tratamos da relação entre mães e filhos, como no caso de dependência emocional materna. Hoje, vamos para uma direção contrária, mas dentro ainda do mesmo tempo. Você confere abaixo algumas dicas de como superar mães narcisistas e experiências negativas que podem impactar diretamente em seu desenvolvimento pessoal. Ficou interessado(a)? Continue a leitura!

Descubra aqui algumas dicas para superar mães narcisistas

  • Autoconhecimento: é uma dica muito valiosa para quem deseja superar mães narcisistas, isso porque o autoconhecimento pode levar ao entendimento total sobre suas emoções e como elas impactam no dia a dia, principalmente no relacionamento com os pais.
  • Independência: você como filho precisa compreender, em algum momento, que você é o único responsável pela própria felicidade e pelo próprio futuro. Desenvolver a questão da independência emocional é fundamental para que você passe a tomar decisões mais firmes e objetivas.
  • Empatia: tente entender os motivos que levam sua mãe a ter tal personalidade e comportamento. Ouça com atenção seus dilemas emocionais e tente encontrar uma saída em comum, que funcione para você e para ela.
  • Evite confrontos: ao perceber que sua mãe é narcisista e que isso está afetando o relacionamento entre vocês, não busque o confronto, não busque impor a sua vontade. O diálogo é sempre uma alternativa mais responsável e também uma forma de amor que você pode colocar no jogo.

Características de mães narcisistas

  • Comportamento abusivo: mães narcisistas apresentam comportamento abusivo, principalmente no campo psicológico. Ataques verbais e emocionais são comuns e a mãe se vangloria deles. É uma forma de autoafirmação em relação aos filhos, de mostrar superioridade e de sua importância como mãe, mesmo que os filhos já compreendam isso.
  • Sabem de tudo: outra característica bem marcante. A mãe que sabe de tudo e não abre espaço para opinião dos filhos, outros pontos de vista. São mulheres que não aceitam ser contestadas, em qualquer tipo de assunto, mesmo os mais triviais. O perigo de um comportamento assim é aplicar a influência materna no molde da personalidade do filho, em sua percepção do mundo.
  • Obrigações emocionais: em muitos casos, as mães narcisistas impõem obrigações emocionais para condicionar o próprio amor e relacionamento que têm com seus filhos. Em outras palavras, somente aceitam serem mais amorosas, carinhosas e compreensivas, se os filhos realizarem tarefas das mais variadas naturezas.
  • Competição constante: muitas mães também imitam os filhos e filhas em várias situações como forma de se mostrarem superior. Uma competição direta e com o objetivo de derrotar o filho ou a filha, seja em questão de vestimentas, comportamento, conquistas pessoais e assim por diante.
  • Falta de empatia: a mãe narcisista não se importa verdadeiramente com as dores e frustrações dos filhos, mesmo que isso seja nítido para qualquer pessoa que conviva com ambos. Existe o afastamento emocional, o relacionamento é mais frio. Na cabeça da mãe, somente ela (mãe) tem realmente valor e deve ser exaltada. O que os filhos fazem não têm qualquer valor.
  • Perfeccionismo e arrogância: normalmente, as pessoas narcisistas são arrogantes e muito perfeccionistas. No caso das mães com este tipo de personalidade, não é diferente. A arrogância, inclusive, é uma resposta comportamental à baixo autoestima, o medo de ser rejeitada e contrariada.

Fale com a Arita Treinamentos

Com mais de 30 anos de know-how na área, a Arita é especializada em treinamentos de inteligência emocional e pode ajudar diretamente e objetivamente nos casos de mães narcisistas. Quer saber como é na prática? Fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS