Competitividade no trabalho - Veja como ter um bom ambiente

Competitividade no trabalho: como estabelecer um comportamento saudável?

Competitividade no trabalho: como estabelecer um comportamento saudável?

A união faz a força! Equipes de trabalham que unem talentos em prol de um mesmo objetivo vão mais longe e alcançam melhores resultados

Todo mundo sabe que a competitividade no trabalho é uma realidade em todos os setores. Até em empresas pequenas com poucos colaboradores é possível encontrar homens e mulheres que ultrapassam padrões aceitáveis e buscam minar a atuação uns dos outros. Mas, mesmo em cenários adversos, é possível estabelecer um comportamento saudável e contribuir para o crescimento de todas as pessoas. Promover o equilíbrio emocional no trabalho é viável! E no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você conhece dicas para colocar isso em prática no dia a dia. Continue a leitura!

Dicas para tornar a competitividade no trabalho mais saudável e justa

  • Abra o jogo: fale com seus colega de equipe sobre todos os pontos que te incomodam como profissional e também como pessoa. A transparência é uma ferramenta potente para desarmar “inimigos” e criar novas amizades.
  • Estimule a força de todos: deixe claro que a competitividade no trabalho pode ser boa se todos remarem para a mesma direção. Quando pessoas concentram energia e talentos em uma só causa, os resultados aparecem e todos ganham com isso.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

A inteligência emocional é uma metodologia que busca identificar gatilhos emocionais e estimular habilidades de cada indivíduo. Em um cenário no qual você busca estabelecer um comportamento saudável dentro da competitividade no trabalho, é possível potencializar a sua liderança para que você seja um transformador de atitudes e comportamentos dentro da empresa. De forma natural, sem forçar a barra e através de treinamentos de inteligência emocional focados na resolução do problema. Ficou interessado(a)? Então, aqui vai outra boa notícia: a Arita Treinamentos atua na área há mais de 30 anos e conta com profissionais 100% atualizados. Não perca mais tempo: fale com um dos especialistas!

A competitividade no trabalho pode ser saudável

  • Reconheça a diversidade: saiba que as pessoas são diferentes e possuem habilidades e conhecimentos próprios e diversos. Então, é preciso respeitar a trajetória de todos e buscar aprender e evoluir com o que terceiros têm para dizer. Não crie barreiras somente porque a pessoa “não sabe do que está falando”. Uma perspectiva diferente de um problema pode indicar um caminho até então oculto.
  • Feedback: a competitividade no trabalho saudável cresce quando os feedbacks são passados. Se você é um líder de equipes, tome isso como um compromisso diário. Sempre que possível, elogie e dê créditos aos responsáveis por um projeto ou tarefa, mesmo que seja algo rotineiro. O líder que assume somente para si os méritos de um trabalho, é um líder condenado ao fracasso.

ARTIGOS RELACIONADOS