Isolamento emocional - Veja como superar esta fase!

Isolamento emocional: como retomar o relacionamento social com as pessoas?

Isolamento emocional: como retomar o relacionamento social com as pessoas?

Sabemos que o momento é raro, algo com o que não estamos acostumados. Mas é possível encontrar caminhos para combater o isolamento emocional

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, o isolamento emocional é um assunto cada vez mais em voga. Afinal, como é possível retomar o relacionamento social com as pessoas mesmo com a recomendação do distanciamento? No post de hoje, aqui blog da Arita Treinamentos, entramos neste assunto e apresentamos dicas para lidar com a situação atual. E já adiantamos: é possível ter uma vida de experiências com o melhor das emoções, mesmo nos dias de hoje. Continue a leitura.

Dicas para superar o isolamento emocional

1 – Tudo vai passar

É a primeira coisa que precisa ter mente para lidar com o isolamento emocional. Tudo vai passar. E quando passar, a distância entre as pessoas diminuirá. Certamente novos hábitos serão adotados pelas pessoas, mas retornaremos à proximidade com nossos amigos e familiares. Saber que o cenário de hoje vai chegar ao fim é uma boa dica para aceitar e lidar com isolamento emocional momentâneo.

2- Videochamadas

A tecnologia, felizmente, evoluiu a um ponto onde podemos nos comunicar por vídeo com certa facilidade. São vários os serviços de videochamadas disponíveis, tanto em nossos e-mails pessoais e profissionais, serviços de troca de mensagem, redes sociais e assim por diante. O que não falta é canal para ligarmos a câmera do celular / computador e matarmos a saudade de quem está longe.

3 – Aproveite para descansar

Vivemos uma vida muito corrida, com muitos compromissos e deslocamentos pela cidade. Com a pandemia, isso mudou e por isso muita gente se sente meio perdida com tudo o que está acontecendo. Porém, tente olhar para o lado positivo da situação. Dentro de casa, temos mais tempo para descansar e relaxar, para assistir filmes e séries, ler bons livros, jogar videogame, conversar com os amigos por videochamadas e mais uma infinidade de ações.

4 – Filtre positividade

Estamos recebendo cada vez mais informações de todos os lados. São portais de notícias que publicam novidades a cada hora, mensagens compartilhadas por serviços de mensagem, etc. E com tudo isso, muita notícia “ruim” e negativa chega. É preciso lidar com isso, obter a informação, e filtrar a positividade que terá impacto em sua vida. Também existem boas notícias por aí e são estas que você deve abraçar em tempos de isolamento emocional.

5 – Reflita sobre seu estilo de vida

O estilo de vida que levava antes da pandemia era o que você realmente queria? Aproveite o momento para ressignificar as relações que possui, como enxerga a vida e o que espera para o futuro. Um novo “você” para surgir quando tudo voltar ao normal e isso fará muita diferença em termos de desenvolvimento pessoal e profissional, para o próprio futuro. Pense em suas fragilidades e naquilo que precisa melhorar. Aproveite!

Conheça a inteligência emocional

Trata-se de uma metodologia que lida com as emoções da pessoa, inclusive para auxiliar em questões com o isolamento emocional. A Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto e que trabalha na área há mais de 30 anos. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS