Veja 7 dicas de como sair da procrastinação

Vencendo o marasmo e falta de concentração: 7 dicas de como sair da procrastinação

Vencendo o marasmo e falta de concentração: 7 dicas de como sair da procrastinação

O  mercado de hoje exige mais entregas, mais agilidade, mais resultados. Procrastinadores são profissionais com os dias contados

Caso você não saiba, procrastinação é o ato de adiar uma tarefa, de postergar uma ação. É algo até certo ponto comum dentro das empresas, ou seja, um colaborador que sabe que tem algo para fazer,  mas que fica adiando a execução da tarefa, sempre deixando para depois o que poderia ser realizado naquele momento. Você conhece alguém assim? No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você irá conhecer dicas para vencer o marasmo e falta de concentração e driblar os gatilhos da procrastinação. Confira!

Veja 7 dicas de como sair da procrastinação

  1. O primeiro (e pequeno) passo: comece aos poucos. Não adianta nada estabelecer grandes metas se o primeiro e mais importante passo não for dado, principalmente no caso de pessoas que procrastinam e têm dificuldade em realizar tarefas imediatas. Tarefas mais simples e menos estressantes são mais fáceis de realizar e dão a sensação de realização, de êxito. Pense nisso.
  2. Observe suas emoções: muitos procrastinadores de plantão encontram nas emoções uma desculpa para não realizarem tarefas básicas. Algo como “só vou fazer isso quando meu humor melhorar”. Não é o indicado, afinal mesmo de mal humor, o trabalho precisa ser feito. Outras pessoas esperam tal entrega. O ideal, portanto, é conhecer e administrar as próprias emoções para não cair nessa armadilha.

A inteligência emocional pode ajudar! 

Conhecer profundamente as emoções e trilhar caminhos em busca de um maior equilíbrio emocional são alguns dos pontos positivos dos treinamentos de inteligência emocional, assim como identificar os gatilhos que provocaram ou ainda provocam a procrastinação. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa que realmente no assunto. Comprove: fale com um dos nossos especialistas.

Continue conferindo dicas de como sair da procrastinação

  1. É realmente procrastinação? É preciso ter clareza se o problema é realmente a procrastinação, pois você pode demorar para realizar tarefas por outras razões. Por exemplo, você pode ser mais cuidadoso e só iniciar um trabalho quando tem todas as informações em mãos, ou mesmo se está aguardando uma autorização formal de superiores.
  2. Estruture a procrastinação: sim, você não leu errado. Ao ter plena consciência do problema, você pode colocar em prática o que é chamado pelos especialistas da área de “procrastinação estruturada”, ou seja, elencar prioridades das tarefas que precisam ser executadas. Faça uma lista de tarefas, colocando no topo as prioridades imediatas às demandas mais urgentes e assustadoras.
  3. Tarefas rotineiras: outra boa dica é colocar tarefas que seriam realizadas de qualquer maneira também na lista de prioridades. Ações “banais”, mas que garantirão um sentimento de realização, de que você está conseguindo entregar tudo o que está na lista. Exemplos: fazer café, recarregar o celular, organizar a mesa de trabalho, aguar as plantas e assim por diante.
  4. Veja o seu “eu” da próxima semana: como sabemos, a conta uma hora chega para quem é um(a) procrastinador(a). O ideal é pensar se você deseja ter uma semana seguinte muito atarefada ou mais tranquila e calma… não seria melhor começar a entregar demandas agora para não tumultuar a próxima semana?
  5. Pense nos imprevistos: você conhece muito bem a sua área de atuação e as demandas da empresa onde trabalha, não é mesmo? Sabendo disso, considere imprevistos que podem aparecer no caminho e que eventualmente atrapalharão as demandas que precisa entregar. Aliás, esta é uma ótima razão para já tirar da lista de tarefas o que é mais simples e rápido.

ARTIGOS RELACIONADOS