6 dicas para terminar um casamento e ser feliz | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

6 dicas para terminar um casamento e ser feliz

6 dicas para terminar um casamento e ser feliz

6 dicas para terminar um casamento e ser feliz

Amor, sonhos compartilhados e o desejo de uma vida a dois. Estes são os ingredientes que levam duas pessoas a querer se unir em matrimônio. Após anos de convivência, pode ser que o amor tenha enfraquecido, os sonhos tenham sido frustrados ou e a vida conjunta já não faça tanto sentido, carregando consigo a vontade de começar do zero. E é aí que surge a dúvida: Como terminar um casamento?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 e 2017, a proporção era de três casamentos para um divórcio e os fatores que levam à separação são mais complexos do que imaginamos:

  • Em algum momento da vida, o que antes era um casal agora são duas pessoas seguindo caminhos opostos. Cada um traça o seu caminho e segue rumo aos próprios sonhos, interesses e projetos independente do cônjuge.
  • Filhos. Alguns casais não se adaptam à nova rotina quando eles chegam; ou quando eles finalmente crescem e conquistam autonomia, o casal percebe que já não se identifica com a pessoa que está ao lado; ou ambos têm consciência de que a relação não é mais saudável e a mantém com receio de magoar os filhos.
  • Mesmo estando em uma relação, nada é garantido. A solidão também leva as pessoas a optarem pela separação. Um dos cônjuges concentra esforços no trabalho, na criação dos filhos, nas atividades fora de casa e o(a) parceiro(a) já não integra a lista de prioridades. A solidão chega sem avisar.

Como eu sei que preciso terminar meu casamento?

A resposta é bastante clichê, mas também verdadeira. Você está feliz? O que tem agora é o que você quer para mais 30, 40 anos? Se as suas respostas foram negativas, reflita sobre o que é felicidade para você, quais aspectos são imprescindíveis para a sua felicidade, se realmente deseja um relacionamento a dois, o que espera da vida após a separação, quais são as suas perspectivas, entre outros.

Tenha em mente que esta decisão deve ser tomada em prol da sua felicidade e que o processo de divórcio pode ser conturbado, podendo surgir insegurança, sensação de fracasso, tristeza. Nenhum casal se une pensando em terminar o casamento, mas a vida é repleta de imprevistos.

Afinal, como terminar um casamento?

Não existe uma receita, um passo a passo a ser seguido porque todos somos constituídos de particularidades, mas ponderar alguns fatores podem fazer a diferença para você:

  1. Tenha certeza de que você fez tudo o que estava ao seu alcance para dar certo;
  2. Não envolva os filhos. Ou seja, nada de falar mal do pai ou da mãe para as crianças, não discutam na frente delas, deixem claro que essa decisão foi tomada porque será o melhor para todos;
  3. Com tranquilidade, deixe claro para o(a) seu(sua) parceiro(a) quais são os motivos que te levaram a tomar esta decisão;
  4. Pondere os prós e contras da vida sem o(a) cônjuge;
  5. Se possível, conversem e decidam juntos se farão isso de forma amigável;
  6. Tente separar a emoção da razão. Não deixe que sentimentos como raiva, insatisfação e rancor guiem as suas decisões.

Não tenha vergonha de buscar ajuda

Você não precisa enfrentar essa situação sozinho. Entender o que você realmente quer e o que espera dessa nova fase em sua vida pode te trazer mais benefícios do que imagina. Nós sabemos como isso é possível, por isso indicamos tanto a terapia quanto os cursos Arita Leader Training. Tenha em mente que investir em autoconhecimento é investir na sua felicidade.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Wavebreakmedia / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

 

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS