Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Perder peso não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. A gente sabe disso. São muitas informações disponíveis que literalmente bombardeiam nosso dia a dia, como dietas milagrosas, restrições alimentares e assim por diante. Porém, uma das opções mais eficazes para quem deseja perder uns quilos é relacionar o fator emocional e emagrecimento. Você tem essa capacidade. O poder da mente para emagrecer é uma realidade.
Existe uma relação direta entre a mente o corpo e isso não é ligado somente a necessidade de se alimentar ou simples e puro desejo de um determinado alimento, como um tipo de doce ou uma fruta favorita. O poder da mente para emagrecer pode ser percebido quando algumas emoções surgem e impulsionam a vontade de comer. Podemos citar, por exemplo, ansiedade, tristeza, raiva, solidão, carência, alegria.
O que acontece é que não conseguimos, na maioria das vezes, controlar nossas emoções e seus impactos. Sendo um deles, a vontade de comer. Consequentemente, perder peso se tornar mais difícil porque as emoções podem apresentar picos extremos e isso também aumenta proporcionalmente a gula.
A chamada fome emocional é uma das formas inconscientes que encontramos para extravasar. Trata-se de uma tentativa da nossa mente e do nosso corpo de equilibrar o aspecto emocional. Pode reparar: quando estamos muito tristes e comemos algo que gostamos, quase que imediatamente nos sentimos bem. A comida também tem o poder de recompensa, quando conseguimos algum êxito profissional ou pessoal, quando marcamos um encontro amoroso ou com os amigos, uma reunião familiar. Confira mais dicas:
1 – Gatilhos emocionais
O grande segredo é utilizar o poder da mente para emagrecer e isso é possível de algumas maneiras. A começar pela identificação de gatilhos emocionais. Quando você começou a engordar, qual foi o motivo principal? Quais foram as situações que levaram a isso? Questione o passado e observe como tudo começou, pois podem ser os mesmos gatilhos emocionais que continuam dificultando seu processo de emagrecimento.
2 – Olhe para o passado
Sua mente também é a principal aliada para driblar as armadilhas do dia a dia. Para tal, repare quando é que você passa do ponto no sentido alimentar. É quando está com raiva? É depois do trabalho? Ao identificar tais cenários e situações, você consegue substituir a comida por outras alternativas. Uma dica: troque o fast-food de todo noite por uma caminhada no parque e frutas.
3 – Inteligência emocional
Através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a sua mente e derrubar as barreias psicológica que impedem que você emagreça. Alguns exercícios podem ser colocados em prática para que você racionalize, na medida do possível, as causas das emoções que desencadeiam a vontade de comer. Por exemplo:
A Arita Treinamentos é uma empresa que trabalha há anos no mercado e conta com uma equipe preparada para lhe atender. São profissionais que lidam com casos de pessoas com dificuldade de emagrecer e que buscam, em conjunto, as melhores alternativas para controlar possíveis transtornos emocionais que levam a isso. Você sabe que pode contar com um atendimento personalizado e totalmente direcionado ao problema.
Quer saber como tudo isso funciona na prática? CLIQUE AQUI para enviar hoje mesmo o seu e-mail.
Crédito: gpointstudio / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...