Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Estabelecer relacionamento com as pessoas a sua volta é algo com o que precisamos desenvolver habilidades ao longo de toda uma vida, até mesmo carreira. Cada um vem de uma criação, valores, cultura, crença, costumes e vivências. A dificuldade passa a ser maior quando você é obrigado a lidar com uma pessoa com complexo de superioridade. Ou seja, ela acredita veemente que tudo o que está relacionado a ela é melhor: suas posses, sua forma de pensar, de agir e de ser. A dificuldade em conviver com esse tipo de pessoa está no fato de que, geralmente, ela diminui quem está a sua volta para se engrandecer.
Pode não parecer, mas a pessoa com complexo de superioridade é extremamente insegura – por isso a necessidade de tornar os outros inferiores para se sentir superior. Este problema chega a ser tão enraizado que a pessoa não percebe o quanto sua companhia se torna desagradável e inconveniente, fazendo com que também seja solitário mesmo diante de tantas qualidades.
A arrogância passa a ser uma máscara para esconder sua real insegurança. O complexo de superioridade está por trás de dúvidas reais sobre a própria capacidade. Sentir-se superior nada mais é do que uma alternativa para esconder o sentimento insistente de inferioridade.
Antes de decidir como agir em relação ao complexo de superioridade é importante visualizar alguns dos principais sintomas:
Se a maioria das características de comportamento listadas acima te fez lembrar alguém ou a si mesmo, considere a possibilidade de (se) ajudar.
Se você desconfia que a pessoa com complexo de superioridade seja você, buscar ajuda especializada é uma alternativa. O profissional capacitado consegue te ajudar a descobrir a origem dos problemas e a maneira mais eficaz de te conduzir para a solução. Além disso, algumas reflexões podem te ajudar:
Todos podemos ser felizes, independentemente de nossas imperfeições. Cada um tem o seu espaço, suas aptidões e qualidades. A nossa felicidade não está ligada à infelicidade do outro, e vice-versa.
Busque autoconhecimento. Quanto mais você se conhece e compreende a sua história, mais bagagem você adquire para lidar com a sua personalidade, forças, fraquezas e emoções. Isso também te ajudará a se sentir capaz sem precisar diminuir as pessoas a sua volta.
Você também pode gostar de ler:
Crédito: Deagreez / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...