Raiva: aprenda a lidar com ela | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Raiva: aprenda a lidar com ela

Não adianta negar, você sente raiva. E a sente em algumas vezes ao dia, em determinadas situações, afinal ela é um dos sentimentos básicos do ser humano, junto com a alegria, o medo e a tristeza. Negar que a experimentamos, por medo de não parecer uma boa pessoa, ou tentar mascará-la só piora a situação, já que ela continua existindo dentro de você. A raiva, dentro do grupo de emoções negativas, é uma das mais perigosas, pois se não controlada ou não tendo vazão pode abrir espaço para muitos danos emocionais e físicos.

A questão é: como você lida com a raiva?

No livro “O Despertar do Tigre”, de Peter Levine, há um teoria interessante do médico, que é o autor, explicando que o animal experimenta sensações de estresse da mesma forma que o humano. Um dos momentos desse clímax é quando um predador os ameaça e seu corpo se enche de adrenalina e demais substâncias químicas, preparando-o para uma possível fuga ou luta. No caso dele não precisar correr, tendo o outro animal desistido de caçá-lo, imediatamente o bicho inicia um movimento físico, estremecendo todo o corpo, na direção da cabeça até a cauda, igual ao que os cachorros fazem quando estão molhados.

Essa é uma das formas que o animal tem de dissipar a energia que foi mobilizada para seu corpo, preparando-o para um momento de ação, liberando tudo e voltando a agir normalmente, como estava antes da ameaça. E aí eu pergunto: o que nós, humanos, fazemos para soltar a energia que nosso cérebro produz, em forma de hormônios e enzimas, ao longo das várias “ameaças” que nos atacam em nosso dia? Muitos de nós não fazemos nada! E aí a raiva continua na corrente sanguínea, o que faz com que muitos problemas sejam desencadeados, como ansiedade, depressão, pensamentos negativos, reações explosivas, respostas exageradas, sem falar no desconforto físico e nas doenças e dores no corpo, associadas à raiva.

Algumas formas de liberar todo esse lixo são extremamente eficazes e reconhecidas por terapeutas e profissionais de diversas linhas da medicina. Aqui vão algumas:

Dar murros com as mãos bem fechadas no colchão; fazer uma corrida ou uma caminhada em passo acelerado; colocar o rosto no travesseiro e gritar bem alto, quantas vezes desejar; bater com um objeto macio no chão (um excelente para isso é aquela baguete usada para apoio em piscinas); e colocar uma música alta para tocar, balançar a cabeça para os lados e gritar bem alto.

Essas são técnicas físicas que ajudam com que a raiva e demais sensações negativas, que inundam nosso corpo e mente, sejam jogadas fora. Experimente fazer e você sentirá na pele os benefícios de viver uma vida sem substâncias e sentimentos que só prejudicam você ?

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS