A difícil arte de lidar com os problemas | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

A difícil arte de lidar com os problemas

A jovem professora do ensino fundamental conversava, à porta da escola, com o pai de um aluno. Ela falava, com toda a delicadeza e cuidado, escolhendo as palavras com educação e leveza, que gostaria de conversar em particular com ele sobre o comportamento do pequeno, que inspirava atenção naquele momento.

O pai, com ar sisudo, como quem se desfaz de um problema no mesmo instante em que ele aparece, retrucou: “conheço meu filho e sei que ele só está assim em sala de aula, por que você disse algo que ele não gostou. Tente mudar a abordagem e verá como ele será mais educado”. A professora, sem chance de resposta, apenas assentiu com a cabeça e a conversa acabou, com o sujeito indo embora.

Quantos de nós vemo-nos na situação acima? Por medo de encarar o problema de frente, examiná-lo, investigá-lo e tentar achar uma solução amorosa, logo criamos um cenário em que ele simplesmente não existe. Ou, se existe, é do outro! Quantos pais não transferem as questões a melhorar de suas crianças para a educadora ou a escola?

Natural que alguns pontos sejam chatos de lidar e que despertem dores profundas, lembranças indesejáveis, sentimentos ruins e memórias indigestas. Entretanto, fingir que esses pontos não sejam reais ou jogar a responsabilidade para o outro não só não resolverá o problema, como também pode piorar o cenário em muitas vezes.

A sabedoria de um ser consiste também na forma com que ele lida com os desafios inerentes à vida. Problemas e pontos a resolver todos temos. Sejam nossos ou de nossos próximos. Aquilo que cabe a nós resolver é nossa responsabilidade. Pode até ser que seja conjunta, como no caso da criança da escola, quando a mãe ou outro responsável possam compartilhar a solução.

Tratar as intempéries da vida com calma, parcimônia e tranquilidade para observar é regra de ouro. Outra dica que ajuda sobre maneira é deixar que a parte racional de nosso cérebro comande a situação, usando toda a parte prática para resolver o que precisa de atenção. Deixando de lado nossas sensações emotivas será mais prático, rápido e eficiente dar cabo na questão, não tornando algo mais difícil que naturalmente já é. Pense nisso e reflita em como você está lidando com os problemas a sua volta.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS