Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Acontecem quatro coisas boas, você gosta, comemora, celebra, curte, o ego fica satisfeito. Acontece uma nem tão favorável e pronto, parece que é o fim do mundo. Você pensa “tudo deu errado” e sofre, e se lamenta, e fica desconfortável. Sente como se a chata pulguinha da frustração ficasse zumbindo o tempo todo em seus ouvidos, lembrando-lhe o que saiu contrário à sua expectativa.
Eita criatura essa, o homem, que tem sempre a tendência de super valorizar o negativo, esquecendo-se das coisas boas que possui. Será mesmo que TUDO deu errado? Ou apenas uma coisa não saiu como se esperava? E o que deu certo não merece valor? Que mania é essa que temos de, no fim das contas, saldar os ocorridos sempre com o negativo?
Além de não fazer bem nenhum só valorizar os acontecimentos ruins, ainda deixar essa lembrança viva é não ser grato ao que de bom se passou. Um sábio chinês disse certa vez que aquele que não agradece o que tem de bom acaba por perder suas dádivas, já que só se importa com o que é ruim.
O jeito é quando o pensamento da frustração vier imediatamente reforçar mentalmente as coisas boas, bonitas e positivas que acontecem. Afinal, todo fato, mas todo mesmo, tem os dois lados. É o tão falado Yin e Yang. Em todo mau tem um pouquinho de bom, como em todo bom tem um risquinho de mau. Então, pra que salientar apenas a dor ao invés da alegria? Isso depende só de você e da sua força de vontade. Mentalize a mudança interna a começar pela vigilância de seus próprios pensamentos.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...