Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Juca é engenheiro dos bons. Competente, trabalha na maior exploradora de petróleo do país, ocupa um cargo importante e é bastante respeitado pelos colegas de trabalho e pela cúpula da empresa. Seu horário até que é flexível e o salário favorável ao papel que desempenha.
O cenário seria perfeito se Juca amasse o que faz. Mas, pelo contrário. Ele detesta a engenharia. Não gosta do que faz. Sente-se desmotivado. Considera que perde oito horas de seu dia fazendo algo sem sentido. Ele sabe que não dá o melhor de si. Simplesmente por que não há paixão, não há amor. Sem esses dois ingredientes nenhum trabalho do mundo será realmente bom, mesmo com chefe compreensível, bom salário, colegas bacanas e horários flexíveis.
Juca ama as artes. Pinta como ninguém. É rato de literatura. Passa horas com seus livros nas mãos e ensaia versos e prosas de grandes mestres da literatura mundial. Seus fins de semana são divididos entre filmes, livros, exposições e música. Juca sonha em atuar, de alguma forma, com a arte. Imagina-se ao redor de pessoas que pensem da mesma forma que ele. Seus olhos brilham quando ele fala disso, que realmente ama. Sua voz ganha um tom altivo, potente, firme. Juca ganha viço, entusiasmo, alegria.
E por que Juca não deixa a engenharia e vai fazer arte? Por medo, pura e simplesmente! Quantos de nós também não deixamos de lado o que gostamos de fazer para manter um trabalho enfadonho por dinheiro, ou por comodidade, ou por que alguém disse que lá é possível ter estabilidade?
A vida é uma só, portanto muito curta para perdermos tempo fazendo algo que não gostamos. O trabalho ocupa a maior parte de nossos dias, não é justo conosco que optemos por fazer algo que não nos dê prazer. Ouse mais, arrisque mais, mude. Busque o caminho da alegria. Ou então, vai viver o resto da vida como Juca, sendo feliz apenas nos fins de semana. É isso que você quer para sua vida?
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...