Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Quantos de nossos planos se perderam pelo caminho? Quantas ideias mirabolantes e revolucionárias ficaram realmente apenas no mundo das ideias? Quantos sonhos deixamos morrer, aos poucos, como a planta sem água?
Todos nós, em maior ou menor grau, temos uma tendência a não realizar nossos estímulos criativos. Natural e compreensível. Colocar metas em prática requer esforço, coragem, determinação e suor. E invariavelmente o medo de não conseguir nos freia. Afinal, se eu não tentar, tudo bem. Mas, e se eu tentar e fracassar? O incalculável pavor da frustração nos faz ficar nos mesmos velhos lugares de sempre.
Acontece que ficar na zona de conforto pode ser muito penoso à longo prazo. Em um dado momento da vida perceber que o que se realizou é muito pouco perto do que poderia ter ousado é dilacerador. Vive melhor quem dá a cara à tapa. Quem se arrisca é quem experimenta os sabores mais raros. Vai mais longe quem tem coragem de pular o maior obstáculo.
Projetos que não saem do lugar são grandes fontes de ansiedade e insatisfação. Mas, então, temos de viver em adrenalina, correndo riscos imensos a todo instante? Não, não é preciso mover moinhos para pôr em prática nossos sonhos. É possível dar um passinho de cada vez. Para o sedentário, caminhar uma vez por semana já é lucro. Para o obeso, comer uma fruta ao dia é conquista. Para o workaholic, desconectar-se do trabalho aos fins de semana é vitória.
Não é necessário almejar metas gigantescas. Começar do começo, por mais pleonástica que seja a expressão, faz muito sentido. Ou, então, tudo bem, que os sonhos sejam homéricos. Desde que se faça um plano minucioso, respeitando tempo X possibilidade de ação, está tudo certo. Dividir o planejamento em pequenos pedaços ajuda na construção do todo. Uma casa não é erguida em uma só noite, mas em etapas detalhadamente cumpridas. Não adianta querer firmar a janela sobre o cimento mole. Executar uma tarefa de cada vez trará recompensas diárias e impulsionará para que o restante seja feito.
Comece agora mesmo. Resgate seus sonhos, planeje, calcule, detalhe e coloque-os em prática. Afinal, _se você não pensar “quero a qualquer custo”, você não conseguirá nada_, já dizia Napoleon Hill. Então, mãos à obra e boa sorte!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...