Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Os festejos dos meses de junho e que, às vezes, também invadem julho, fazem parte do repertório de lembranças de todos nós. Independente de qual parte do país tenhamos passado nossa infância, fato é que em pelo menos em uma festa junina já nos divertimos quando crianças.
Você já parou para pensar em como essas tradições resgatam um pouco do que somos? Sim, perceba! Ao chegar em uma dessas festas ou quermesses, tenho certeza que seu coração acelerará só por ouvir a música típica. Ou, então, você se emocionará com a lembrança maravilhosa de sua mãe, que o cheiro do milho cozido lhe trará? Quem sabe não entrará em contato e resgatará a criança alegre e livre que você era, quando vir os pequenos se esforçando para subir naquele poste todo engordurado?
As festas juninas possuem uma energia extremamente positiva, isso por que elas estimulam a confraternização familiar, nelas circulam pessoas felizes, abertas para a vida, dispostas a se soltarem ao som das músicas tradicionais e uma vez que entramos em contato com a lembrança afetiva que esses festejos nos trazem, trazemos à tona uma série de inputs sobre nós mesmos.
Conseguimos nos lembrar de como nossos pais nos amavam, de como eram carinhosos conosco. Ou, então, será possível lembrar de como você e seu irmão eram amigos e se ajudavam nas brincadeiras para conseguir o maior número de prendas. Talvez você consiga resgatar o prazer dos pequenos bons sabores, lembrando de como comia feliz um pé de moleque.
Ao resgatar essas festas tão tradicionais, entramos em contato com nossas memórias afetivas e acabamos nos dando conta de quem somos, do que gostamos, do que é importante para nós. Retomar constantemente quem somos, de onde viemos e quem são aqueles que nos amam é fundamental para manter viva em nós a chama daquilo que tanto buscamos em nossa vida, a felicidade. Por isso, prepare seu chapéu, vista a roupa xadrez e pule a fogueira!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...