Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Um mercado progressivamente competitivo, o acúmulo de tarefas e a exigência de produtividade criam o cenário perfeito para as urgências. Em uma função de liderança, isso é especialmente intenso. Não é incomum que os liderados façam novas solicitações ou que problemas imprevistos surjam e exijam máxima urgência.
Por outro lado, permanecer focado é fundamental para o bom desempenho. Do contrário, os resultados obtidos podem se mostrar de um jeito muito diferente do que era esperado. Mas como conseguir esse efeito quando tudo é urgente?
A seguir, veja 4 dicas para manter o foco mesmo quando o cenário parece caótico.
Muitas vezes, a falta de foco acontece porque a liderança não sabe por onde começar ou o que merece atenção imediata. Na tentativa de fazer tudo ao mesmo tempo, nada é, realmente, realizado. Por outro lado, é algo que cria urgências por causa dos prazos descumpridos.
O melhor jeito de lidar com a situação e de manter o foco é fazer uma lista com tarefas e priorizar o que é relevante. Classifique-as de acordo com o impacto de realização, prazo, esforço exigido e assim por diante. Etapas difíceis, longas e/ou importantes devem ter sempre prioridade em relação às outras.
O mundo atual valoriza a multitarefa em altos níveis. Contudo, essa não é a melhor saída para uma liderança que deseja ficar altamente concentrada. Pesquisas mostram que quem faz várias atividades simultaneamente demora 50% mais tempo, comete 50% mais erros e é 40% menos produtivo.
Portanto, o recomendado é dar preferência para a tarefa única. Crie rajadas de concentração e foco em uma só atividade. Desse jeito, há maiores chances de tudo ser concluído conforme o esperado, longe da perda de visão sobre todo o processo.
Não é incomum deparar-se com a atuação centralizadora de um líder. Apesar de a característica estar relacionada ao tipo de gestão, não é uma boa escolha quando manter o foco já é difícil.
Se tudo é responsabilidade do líder, mais sobrecarregado ele fica e menos tempo tem para dedicar ao que realmente exige a sua atenção. Para não cair na armadilha, é preciso saber delegar.
Crie times altamente capacitados e alinhados com os objetivos do projeto e delegue tarefas. Dê autonomia, mas acompanhe os resultados e interfira quando for necessário. Além de ajudar a sustentar a visão convergente, é uma forma de motivar os colaboradores.
A liderança não é totalmente previsível e sempre podem aparecer situações incontroláveis. Em um ambiente que já demanda muita atenção, não é incomum que surjam novas urgências, reuniões de emergência ou ações com máxima prioridade.
Como nem sempre podem ser evitados ou contornados, o ideal é já criar espaços para os imprevistos na agenda. É uma decisão que aumentará o foco para as outras tarefas, que terão um tempo reduzido, e que diminuirá os riscos caso algo fora do planejado apareça.
Ao executar essas dicas, a liderança consegue manter o foco mesmo quando tudo parece urgência. Eventualmente, são atitudes que levam a um aumento de produtividade e, principalmente, a qualidade dos resultados.
O que você tem feito para fortalecer a atenção na tarefa ou local certo? Compartilhe as suas experiências e desafios nos comentários aqui do blog.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...