Entenda qual a relação entre marcas emocionais e a dificuldade em aumentar sua concentração | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Entenda qual a relação entre marcas emocionais e a dificuldade em aumentar sua concentração

Entenda qual a relação entre marcas emocionais e a dificuldade em aumentar sua concentração

aumentar concentração

Foco, concentração. Para uma boa parte da população, manter a concentração nas tarefas diárias é um verdadeiro desafio de superação. Seja no trabalho ou durante os estudos, ter foco e se concentrar para realizar algo pode ser bem complicado, um real transtorno, principalmente se a pessoa carrega marcas emocionais profundas. Porém, aumentar a concentração é possível a partir da identificação do problema.

É preciso racionalizar, compreender que a falta de concentração é um problema que está afetando suas relações pessoais e profissionais. No trabalho, por exemplo, quantas oportunidades de crescimento não podem ser (e são) desperdiçadas por pura e total falta de concentração? Ficar atento aos detalhes do dia a dia é essencial para passar uma imagem mais confiante aos superiores e, com isso, aumentar as chances de crescimento na carreira.

Mas afinal de contas, qual a ligação entre a concentração e as emoções?

Problemas emocionais podem levar, inconscientemente, à falta de concentração. É um mecanismo de defesa muito ligado à insegurança, por exemplo. Quando não temos confiança em realizar uma importante tarefa no trabalho, ou assumir um importante compromisso pessoal, desviamos o foco e não nos concentramos como deveríamos para chegarmos ao sucesso. Isso acontece, na maioria dos casos, de forma involuntária.

Nesta linha, aumentar a concentração é algo que depende diretamente das emoções, ou melhor dizendo, do controle emocional. Quando a insegurança dá lugar para a confiança, a concentração aumenta porque nos sentimos capazes de realizar o que precisa ser realizado. Não há mais espaço para desconfiança e sabotagem. Nosso cérebro se condiciona a aceitar o desafio, organizá-lo e executá-lo com frieza e máximo de assertividade possível.

Aumentar a concentração: dicas para colocar em prática hoje mesmo

  1. Procure ajuda especializada: após compreender que há um problema, o primeiro passo é procurar uma ajuda profissional. A Arita Treinamento, por exemplo, trabalha com programas de inteligência emocional que contribuem diretamente para identificação de traumas e, consequentemente, superação dos mesmos. Quer saber como aumentar a concentração e crescer profissionalmente? Entre em contato hoje mesmo, clicando aqui.
  2. Reduza as redes sociais: hoje em dia é bem comum encontrarmos pessoas que não conseguem se concentrar no trabalho, mas que passam horas e mais horas por dia nas redes sociais. Conhece alguém assim? As redes sociais levam à procrastinação e tiram a pessoa de uma zona de pressão, de uma realidade onde são desafiadas e que exige concentração. No Facebook, Instagram ou YouTube (dentre várias outras), a concentração não é exigida e, quando isso acontece, nos sentimos mais relaxados.
    A dica aqui é reduzir propositalmente o uso das redes sociais. Você pode, por exemplo, não utilizar o seu smartphone durante o horário comercial. Deixe o aparelho em uma gaveta ou mesmo dentro da bolsa/mochila. Comece, aos poucos, a criar este hábito e você perceberá que a concentração no trabalho aumentará, assim como os resultados.
  3. Música sempre ajuda: ouvir música é uma ótima estratégia para aumentar a concentração, isso porque o uso de fones de ouvido elimina 99% dos ruídos externos que podem nos distrair. Dica: selecione músicas / artistas que você é fã e que não vão gerar insatisfação ou tristeza.
  4. Organize sua estação de trabalho: concentração é ligada à organização, sabia? A lógica é bem simples, na verdade. Quando você decide que precisa organizar sua mesa de trabalho ou suas gavetas dentro do escritório, por exemplo, você racionaliza aquele objetivo e se dedica única e exclusivamente a ele. E quando tal hábito se torna diário, aos poucos você passa a inserir pequenas doses de concentração em sua rotina.
  5.  Planejamento diário: outra boa alternativa para aumentar a concentração é planejar seu dia inteiro no trabalho, todos os dias. É bem simples: assim que chegar ao escritório, logo no primeiro horário, faça uma lista das tarefas mais urgentes e que precisam ser solucionadas com mais rapidez. Este é um exercício que obrigatoriamente exige sua concentração.

O que achou das dicas para aumentar a concentração? Caso tenha outras sugestões ou deseje complementar o que acabamos de compartilhar, deixe sua mensagem no campo indicado.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS