8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

Uma lista interminável de atividades para realizar e vontade zero de executar. Parece que quanto mais nós precisamos fazer, maiores são os obstáculos, mas a procrastinação no trabalho está relacionada a fatores emocionais, não à quantidade de trabalho – e mudar de atitude só depende de você.

O que é procrastinação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a procrastinação não tem nada a ver com preguiça ou falta de vontade. Ela é causada pelo nosso inconsciente como uma forma de defesa para evitar sentimentos ruins, como:

  • Ansiedade, angústia, mal estar e sensação de desconforto;
  • Autodesvalorização – você chega a acreditar que é incapaz, sente-se insatisfeito consigo e abusa do perfeccionismo;
  • Desmotivação, desânimo e falta de vontade;
  • Preocupação excessiva, pensamentos ruins e peso na consciência.

Executar atividades complexas em um curto espaço de tempo é extremamente estressante e desanimador, o que favorece a autocondenação, a frustração e a irritabilidade. Como se não bastasse, esses sentimentos também interferem nos resultados e se tornam mais um impeditivo para o cumprimento de novas metas e realizações profissionais.

Em outras palavras, a procrastinação no trabalho desencadeia uma verdadeira “bola de neve”. Você atrasa a entrega das atividades e se sente desmotivado. Então, adia mais um pouco essa demanda, o que aumenta a preocupação e, junto com ela, o desânimo só cresce.

O que desencadeia a procrastinação no trabalho?

A procrastinação no trabalho costuma estar relacionada à execução de tarefas que você considera chata e/ou repetitiva ou é muito importante e te desperta insegurança. Para não precisar lidar com essas atividades, você adia a execução ao máximo.

Procrastinar é um comportamento natural do ser humano, mas em excesso pode ser extremamente prejudicial à vida profissional.

Além do nosso corpo reagir aos sentimentos que listamos acima e nos fazer procrastinar, também há comportamentos que favorecem esse mau hábito:

  • Acreditar que a execução depende do seu estado de espírito – e pode ser que você nunca esteja bem o suficiente para executar a atividade;
  • Superestimar sua motivação em relação à tarefa;
  • Ter certeza que o tempo estipulado para realizar determinada atividade é suficiente – quando, na verdade, é muito pequeno.

A maioria das recompensas que conquistamos ao longo de nossa carreira é consequência de nosso esforço, ou seja, depende de nós. Para cessar a procrastinação no trabalho não é diferente, você precisa dar o primeiro passo: Estabeleça tempo suficiente para realização das atividades e simplesmente faça, não espere bom humor ou boa vontade.

Como eliminar a procrastinação no trabalho?

Dentro da sua realidade, tente aplicar as seguintes táticas para eliminar a procrastinação no trabalho:

1. Pare de pensar que é chato ou difícil, simplesmente faça. Quanto mais obstáculos mentais você criar, mais complicado será.

2. Estabeleça data e horário suficientes para cumprir a tarefa e faça o possível para seguir o cronograma. Coloque como prioridade e deixe para depois o que for importante e não-prioridade. Dividir as tarefas em blocos também pode te ajudar, por exemplo: defina quais atividades devem ser realizadas na parte da manhã e na parte da tarde. E conforme cumpri-las, risque de sua lista.

3. Quando determinado trabalho for muito complexo, subdivida-o em pequenas etapas e faça uma de cada vez. Ao fim do projeto você irá se surpreender ao com sua eficiência e facilidade de execução.

4. Concentre-se em sua recompensa a longo prazo: férias sem preocupação, realização de um bom trabalho, possível promoção, reconhecimento e assim por diante. O esforço deve ser imediato para você colher bons frutos no futuro.

5. Desligue-se das distrações que estão a sua volta: e-mail, WhatsApp, Skype, redes sociais. A cada notificação a curiosidade fica mais aguçada, não é verdade? Silencie o telefone e o tire do seu campo de visão. Quando terminar a atividade na qual está focada, você checa e – se necessário – retorna o contato. Lembre-se: quando é urgente, a pessoa liga (não manda mensagem).

6. Busque execução, não perfeccionismo. Mais vale um trabalho bem feito entregue do que um trabalho atrasado perfeito.

7. Converse com um amigo e peça a ele para “supervisionar” suas ativididades. Não precisa ser algo formal, tampouco alguém que trabalhe com você. Será apenas para ele receber atualizações de seus progressos e dar um feedback sobre o que está achando. Acredite, só pelo fato de alguém próximo perceber que o trabalho está atrasado ou sendo feito de qualquer jeito, você irá se dedicar ao máximo para não passar má impressão sobre você.

8. Permita-se ter recompensas para as atividades concretizadas. Tomar um café, jantar com seus amigos… Você é quem escolhe!

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Tero Vesalainen / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS