Pressão psicológica do marido: como identificar maus hábitos do seu parceiro de relacionamento? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pressão psicológica do marido: como identificar maus hábitos do seu parceiro de relacionamento?

Pressão psicológica do marido: como identificar maus hábitos do seu parceiro de relacionamento?

É preciso ficar atenta aos sinais que demonstram um comportamento nocivo do parceiro, que apontam a existência de uma pressão psicológica do marido

No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você confere um assunto delicado e que infelizmente é uma realidade em muitos relacionamentos em todo o Brasil, a pressão psicológica do marido no dia a dia. Acompanhe na sequência e não deixe de compartilhar com a gente, no final do texto, a sua opinião sobre o tema.

Sinais da pressão psicológica do marido

1 – Ciúmes acima do normal: um dos hábitos mais tóxicos que apontam pressão psicológica do marido é o ciúme acima do normal e também quando o mesmo demonstra ser muito possessivo. O perigo é que tais aspectos podem evoluir para quadros de violência no casal.

2 –  Controlador: maridos que exercem pressão psicológica são controladores, querem dominar todos os caminhos que a esposa percorre e não admitem não possuírem total e absoluto comando da vida da parceira.  Podemos citar como exemplos clássicos as opiniões mais duras e decididas sobre escolha de roupas para eventos sociais.

3 – Isolamento: uma característica bem marcante de pressão psicológica do marido é o isolamento. A esposa passa a não ser incluída em círculos de amizade e familiares, eventos com o pessoal do trabalho e assim por diante. Isso acontece porque o marido se considera melhor que a esposa e isolá-la é um movimento para demonstrar controle.

4 – Críticas constantes: seja em assuntos de menor importância ou em decisões sérias, as críticas sempre aparecem e esta também é uma forma de pressão psicológica. Podemos citar como exemplo as críticas em relação a um novo corte de cabelo, por exemplo.

5 – Nervos à flor da pele: um dos sinais de maus hábitos da pressão psicológica é que o marido passa a não ter mais paciência com a esposa, passa a ser mais impulsivo e aumenta as ocasiões de nervosismo frente a eventuais frustrações, mesmo que pequenas e sem real importância aparente.

6 – Transferência de culpa: a pessoa controladora e que exerce uma pressão em outra não se enxerga como culpado, em hipótese alguma. A culpa é sempre de terceiros e ele é uma vítima da situação. Este é um comportamento que infelizmente aparece como padrão.

Reflexos na pessoa que sofre pressão psicológica do marido

  1. Questionamento pessoal sobre suas qualidades e potencialidades.
  2. Sentimento de frustração e angústia.
  3. Querer se desculpar demais.
  4. Não enxerga as coisas boas da vida.
  5. Cria desculpas para justificar o comportamento do marido.
  6. Esconde de familiares e amigos os problemas que enfrenta no dia a dia.
  7. Passa a mentir para evitar situações desagradáveis.
  8. Dificuldade em tomar decisões.
  9. Medo de contrariar o parceiro.
  10. Passa a notar sinais de tristeza e cansaço mental.
  11. Considera tudo o que faz aquém do ideal, em um nível inferior.

Consegue perceber alguns destes sinais no seu dia a dia ou em amigas e familiares próximas? A pressão psicológica do marido é, infelizmente, um problema até certo ponto comum em milhares de lares brasileiros. Isso acontece por vários motivos, como pela herança machista de muitas décadas e gerações que influenciam na criação do homem e em seu estabelecimento como parceiro de uma mulher.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível desenvolver habilidades emocionais para lidar com problemas de relacionamento, como para enfrentar a pressão psicológica do marido e buscar alternativas para a situação. E outra boa notícia é que você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam com inteligência emocional há mais de 30 anos. Conte com a Arita Treinamentos!

Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e dê o pontapé inicial para mudar de vida de uma vez por todas. A felicidade é um caminho que você tem o direito de percorrer.

Crédito: Damir Khabirov / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS