6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse

6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse

Para viver melhor é preciso relaxar! E isso passa por ser manter calmo em situações de estresse que todos nós passamos no dia a dia

Quem acompanha as postagens de inteligência emocional, aqui no blog da Arita Treinamentos, sabe que é possível trabalhar técnicas simples para condicionar sua mente contra as armadilhas emocionais que surgem diariamente. E isso faz muita diferença, inclusive, quando pensamos em dicas para se manter calmo em situações de estresse. Você anda muito nervoso ultimamente? Este post é perfeito para você! Boa leitura.

Veja aqui as 6 dicas de como se manter calmo em situações de estresse

1 – Não se apegue: uma ótima dica para se manter calmo em situações de estresse é tentar não se apegar ao fato / pessoa que gera o desconforto. Você pode, fisicamente, não ficar perto de tais situações / pessoas, ou seja, não frequentar os mesmos ambientes sociais. Caso tenha que enfrentá-las, coloque-se como um expectador (a) do momento. Abstraia-se, não dê a menor importância. Esta é uma ótima dica para colocar em prática em ambientes profissionais.

2 – Razão no lugar da emoção: uma tática bem interessante é pensar duas, três e até quatro vezes antes de falar ou fazer alguma coisa. Este é o segredo para não se estressar. A emoção não pode ser o carro-chefe em momentos extremos, afinal é preciso racionalizar a situação para buscar a melhor saída para você. Ajuda muito treinar a respiração (respirar fundo) e a concentração em momentos-chave.

3 – Pratique a meditação: quando você se encontra em um estado de relaxamento, não há espaço para o estresse, não é mesmo? Uma boa dica, então, é praticar atividades que promovam isso, como a meditação. Ao fazer isso, com o tempo, você passará a transportar sua mente para outros “locais” em momentos de estresse, como durante uma briga ou ao notar a presença de alguma pessoa que te incomoda.

4 – Olhe para trás: observe em sua história, no seu passado, como lidou positivamente em situações estressantes. O que pode ser feito do mesmo jeito? Lembre-se de como sentiu e o resultado das medidas que tomou. Repetir situações que deram certo é uma boa saída em situações semelhantes.

5 – Atividades físicas: praticar atividades físicas é uma boa ideia para aliviar situações de estresse no dia a dia. O grande segredo é encontrar a atividade que melhor se adequa ao que gosta de fazer e ao seu ritmo de trabalho, além de tempo disponível de lazer. Você pode, por exemplo, marcar um futebol semanal com os amigos, caminhar no parque com o seu pet, pedalar no bairro, ir à academia e muito mais. O que não faltam são opções, principalmente nas grandes cidades.

6 – Aceite suas próprias emoções: isso não quer dizer que você deve achar normal o estresse que sente, mas sim entender que é um problema que existe e somente você pode enfrentá-lo. Ao racionalizar isso, o primeiro passo rumo à saída é dado, já que você passa a entender que o estresse está atrapalhando sua vida, seja no aspecto pessoal ou profissional.

A inteligência emocional pode ajudar?

Sim, sim e sim! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar os gatilhos emocionais que geram as situações de estresse e, principalmente, encontrar saídas coerentes e duradouras para o problema. Trata-se de uma metodologia personalizada e comprovadamente eficaz. Quer saber mais sobre o assunto? Fale hoje mesmo com um especialista da Arita Treinamentos.

Você sabe que pode confiar! São mais de 30 anos de experiência e constante aperfeiçoamento em um dos mercados mais concorridos do país. A Arita está ao seu lado!

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS