Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Viver uma experiência traumática mexe com a nossa vida. Porém, é possível compreender os problemas e encontrar soluções
Não há pessoa no mundo que não tenha passado, ao menos uma vez na vida, por um trauma emocional. Obviamente há traumas emocionais com intensidades variadas e impactos igualmente singulares, porém é algo que faz parte das nossas vidas independentemente de classe social, religião, origem, etc. E hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você irá conferir quais são os principais tipos de traumas emocionais e também como lidar com cada um deles. Continue a leitura!
1 – Separação amorosa
Quem nunca sofreu com o término de um namoro ou mesmo de um casamento? A separação amorosa é um dos principais traumas emocionais porque gera uma mudança drástica em nossa vida e em como como enxergamos o dia a dia. Sentimo-nos incompletos, desamparados, abandonados e sozinhos, o que leva ao trauma, um abalo emocional grande.
2 – Mortes de parentes
Vivemos boa parte de nossas vidas com pessoas que amamos e que fazem parte de nossa história familiar. Logo, quando um ou mais familiares morrem, o trauma emocional surge como uma reação à tal mudança drástica. Afinal de contas, ninguém está totalmente preparado para encarar uma situação assim.
3 – Aborto
Muitas mulheres alimentam o sonho de se tornarem mães, isso por muitos anos, desde a adolescência até a vida adulta. Em alguns casos, são décadas de planejamento. E quando ocorre o inesperado, como um aborto, o trauma pode ser enorme. Obviamente é uma situação muito delicada e que pode traumatizar a mulher para sempre, gerando insegurança, medo e sensação de abandono.
4 – Acidentes
Viver a experiência de um acidente é algo que mexe com todas as pessoas, afinal um acidente é uma ameaça real e direta para nossa vida e isso gera um trauma profundo. Trata-se de um evento extraordinário, que não estamos acostumados a passar. São vários exemplos que podemos apontar, como pessoas que param de dirigir após um acidente de carro, ou deixam de entrar na piscina após um afogamento quase fatal.
5 – Assalto
Na mesma linha do acidente, o assalto é um dos principais traumas emocionais porque é uma situação fora do comum. Nunca estamos preparados para isso e quando ocorre o assalto, nossas emoções são abaladas. Surgem sensações de vulnerabilidade, insegurança, impotência e medo.
6 – Sequestro
Impossível não colocarmos nesta lista o sequestro, seja ele domiciliar, relâmpago de cativeiro. A pessoa que passa por esta situação nunca mais (ou dificilmente) irá se recuperar 100%, pois a sensação vulnerabilidade é muito grande, de coação também. A violência da ação mexe com nossas emoções.
7- Violência sexual
Assédios sexuais e abusos deixam marcas emocionais profundas. São experiências traumáticas que podem desencadear vários problemas de ordem emocional e que podem impactar na vida pessoal e profissional da pessoa, como bloqueios a relacionamentos amorosos e em relação à própria aceitação como indivíduo com desejos e necessidades amorosas.
É preciso compreender, primeiramente, que o inesperado aconteceu e que não tem como voltar no tempo para evitar o ocorrido. A partir disso, é preciso analisar profundamente os reflexos causados pelos traumas emocionais e como estes estão impactando e gerando outros problemas e comportamentos.
A inteligência emocional segue exatamente esta linha de aprofundamento e busca por soluções. Trata-se de uma metodologia comprovadamente eficaz e que trabalha com treinamentos psicológicos que estimulam a melhora da vida da pessoa.
E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com a Arita, uma empresa que realmente entende do assunto e que está sempre ao seu lado, contribuindo para que você consiga superar seus traumas emocionais, sempre no seu ritmo e de acordo com seus objetivos. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.
Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...