7 Sinais (emocionais) que podem indicar a separação de um casal | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

7 Sinais (emocionais) que podem indicar a separação de um casal

7 Sinais (emocionais) que podem indicar a separação de um casal

Dúvidas sobre o futuro do casamento são comuns e é preciso conhecer os sinais mais comuns que podem indicar algum problema na relação

Ter e manter um casamento saudável é um desafio diário e é preciso prestar muita atenção aos detalhes da rotina do casal que podem indicar o fim da relação. Saber quais são os principais sinais da separação do casal é fundamental para tentar reverter a situação, ou seja, aprender com os erros e tomar atitudes para salvar o relacionamento. Evidentemente, se este for o objetivo. Gostou do tema? Então continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Acabou o amor? Fique atento (a) a 7 sinais de separação de casal

 1 – Interações negativas: repare se no dia a dia as interações do casal são mais negativas do que positivas. O comportamento ranzinza, as críticas constantes, sarcasmo acima do normal e outras atitudes negativas criam um ambiente nocivo, que pouco a pouco vai degastando a saúde emocional de todas as partes.

2 – Reação do corpo a discussões: se durante uma briga ou discussão o seu corpo mostra uma reação inesperada, ligue o sinal de alerta. Segundo psicólogos, o que ocorre é chamado de “inundação” e é uma resposta física do corpo em relação ao problema, como batimento cardíaco acelerado, dores no estômago ou mesmo suor exacerbado.

3 – Falhas e mais falhas: quando passamos muito tempo com uma pessoa é normal que as falhas se tornem mais facilmente percebidas. Mas, isso não quer dizer que você precisa apontar e evidenciar sempre que uma falha acontecer. Com o tempo, isso pode se tornar um tormento para o casal. O ideal é levar a vida com mais calma e conversar sobre cada problema, sempre de uma forma tranquila e transparente.

4 – Comportamento defensivo: este é um dos principais sinais da separação do casal e muitas pessoas não percebem isso. Um exemplo claro é quando há um problema, ou mesmo uma conversa sobre um assunto de interesse mútuo, e uma das partes resolve não questionar, não apontar um outro caminho. Somente ocorre o comportamento defensivo e passivo, de aceitação. O conflito é evitado. É um sinal de que a pessoa não quer mais desprender energia para fazer o melhor pela rotina do casal.

5- Desprezo: pode surgir como um comentário desagradável, falta de interesse na vida do (a) parceiro (a) ou mesmo uma expressão facial de cansaço.

6 – Comunicação falha: quando o casal não conversa rotineiramente, ou quando uma das partes precisa repetir várias vezes o que acabou de falar, algum problema pode existir. E o casamento pode estar em risco, pois quando não há comunicação, maiores são as chances de surgirem problemas emocionais e amorosos, já que o entendimento da dores e necessidades das partes não ocorre.

7 – Solidão: é também um dos sinais também mais claros de que as coisas não estão bem, quando a pessoa se sente sozinha dentro de um relacionamento. Pode até parecer contraditório, mas muitos casais terminam em ‘gelo’ e não em ‘fogo’, ou seja, não necessariamente ocorre uma briga colossal que culmina no fim do amor.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Um dos grandes diferenciais da metodologia é que ela estuda profundamente as barreiras emocionais que impedem a felicidade da pessoa, como ao buscar caminhos e alternativas para homens e mulheres infelizes no casamento. Caso tenha interesse sobre o assunto, fale hoje mesmo com um dos especialistas da Arita Treinamentos. Por aqui, você conta com uma empresa que há mais de 30 trabalha com treinamentos de inteligência emocional.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS