Veja aqui os principais sinais da carência afetiva masculina

Conheça os principais sinais da carência afetiva masculina

Conheça os principais sinais da carência afetiva masculina

Todos precisam saber lidar com momentos de carência, dentro e fora de um relacionamento. A carência afetiva masculina é uma realidade nos dias de hoje

É comum que todos passem por momentos de carência afetiva em algum determinado momento da vida. Porém, quando esta percepção se torna mais profunda e quando parece não haver uma saída para o problema, aí é preciso olhar com mais carinho e redobrar a atenção. A carência afetiva masculina é uma realidade em homens de todas as idades que estão ou já estiveram em algum relacionamento mais sério. Você já passou por isso ou conhece alguém que esteja enfrentando tal situação? O post de hoje, aqui no blog da Arita, trata deste assunto. Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para enviar suas dúvidas e opiniões.

Carência afetiva masculina: veja quais são os principais sinais

Separamos em ordem alfabética quais são os principais sinais de carência afetiva masculina em um relacionamento. Acompanhe:

  • Aceitação: o homem que sofre de carência afetiva masculina passa a aceitar todas as opiniões e condições do/a parceiro/parceira. Não há o questionamento.
  • Ciúmes acima do normal, em praticamente todas as situações.
  • Condicionamento da felicidade a fatores externos, a outras pessoas que não o/a parceiro/ parceira.
  • Dificuldade de estabelecer uma relação saudável, com boa perspectiva de futuro.
  • Foco demasiado nos planos da outra pessoa, e não objetivamente em seus próprios planos e objetivos.
  • Medo de contrariar o/a parceiro/parceira, ou seja, não consegue dizer “não”, mesmo que não concorde com alguma situação.
  • Necessidade de controlar o/a parceiro/parceira frequentemente.
  • Necessidade constante, diária, de chamar atenção.
  • Tendência acentuada de deixar plenos pessoais em segundo plano.
  • Vitimização: quem sofre de carência afetiva passa a se colocar na posição de vítima sempre que surge um problema.

Dicas para lidar com a carência afetiva masculina

  1. Amor próprio: você precisa, primeiramente, amar a si próprio. Este é o pontapé inicial para uma vida mais equilibrada e feliz em todos os sentidos, dentro e fora da relação.
  2. Diálogo: converse sobre o que sente, o que precisa melhorar na relação. Abra o jogo. Ser transparente é o caminho mais indicado para apagar todas as arestas da relação que possam estar gerando a carência afetiva masculina.
  3. Empatia: coloque-se no lugar do/a parceiro/parceira e procure entender os motivos da possível frieza no relacionamento. Isso é uma boa ideia porque somos pessoas diferentes umas das outras, inclusive na intensidade que demonstramos carinho e afeto.

Inteligência emocional

A carência afetiva masculina pode ter origem / causa desconhecida por parte da pessoa, de quem sofre com isso. Porém, a inteligência emocional é uma metodologia que busca entender quais foram os gatilhos que influenciaram tal quadro e, com isso, procura trilhar caminhos em busca de uma vida mais equilibrada e feliz.

Os treinamentos de inteligência emocional ajudam a pessoa a encontrar em suas habilidades as ferramentas necessárias para melhorar uma condição emocional. E outra boa notícia é que a Arita é uma empresa especializada no assunto e que trabalha há mais de 30 anos no setor.

Que tal conhecer mais detalhes da metodologia e acabar de uma vez por todas com a carência afetiva masculina? Fale com um dos nossos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS