Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O dia a dia no mundo corporativo é exigente ao extremo. Há pressão por resultados, comportamento, entrega e tudo isso não parece ter fim, levando ao desgaste emocional no trabalho, também chamado de descarga emocional. Um problema cada vez mais comum, infelizmente, nas grandes cidades em todo o mundo. No post de hoje, aqui no blog da Arita, vamos apresentar mais detalhes deste assunto e também o que fazer quando parece que estamos chegando ao limite da nossa saúde física e mental. Continue a leitura!
Quem trabalha no mundo corporativo, principalmente em grandes empresas, está familiarizado com a palavra “burnout”. Mais especificamente, com a síndrome de burnout (conhecida também como síndrome do esgotamento profissional). Trata-se de um distúrbio emocional, percebido por sinais de exaustão extrema e de esgotamento físico, assim como estresse acima do normal.
É resultado de situações e rotinas desgastantes no trabalho, principalmente em ambientes onde há muita pressão por performance e resultados, assim como em empresas com alto grau de competitividade e responsabilidade. O burnout é um quadro extremo, no qual a pessoa não consegue mais desempenhar a atividade profissional que está acostumada.
A primeira coisa a se fazer é “pegar mais leve”, desacelerar um pouco o ritmo. Sabemos que nem sempre isso é possível, mas é fundamental que a pessoa que sofre de desgaste emocional no trabalho busque criar e cultivar uma rotina mais tranquila e calma. E isso deve ocorrer de forma natural, ao longo do dia, e não somente em intervalos permitidos pela empresa ou durante o horário de almoço.
Outra boa ideia é buscar o diálogo, a conversa com seus superiores. Fale sobre a situação, tente distribuir responsabilidades e busque uma alternativa positiva para todos envolvidos (empresa e você). Caso não exista espaço para tal iniciativa, buscar uma recolocação profissional pode ser uma boa alternativa.
Através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a sua mente em busca do equilíbrio emocional, inclusive no trabalho. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto e que lida com casos de desgaste emocional no trabalho há muitos anos.
Então, não perca mais tempo na internet pesquisando sobre soluções para este problema. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e comece a escrever um novo capítulo em sua carreira. Com mais calma e tranquilidade, com equilíbrio emocional hoje e sempre.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...