Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O papel de liderança exige desafios diários e complexos, como ao liderar pessoas difíceis no trabalho, uma tarefa que precisa ser feita e que demanda atenção redobrada
As empresas são formadas por pessoas, e pessoas são diferentes, possuem histórias particulares e visões de mundo que podem variar muito de indivíduo para indivíduo. Justamente por tal diversidade, alguns conflitos podem surgir no dia a dia corporativo, porém é preciso aprender a lidar com pessoas difíceis. No caso de coordenadores, gestores e CEOs, é preciso desenvolver habilidades sociais para liderar pessoas difíceis no trabalho e obter, apesar de todos os contratempos, os melhores resultados das equipes. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje!
1 – Calma, tenha muita calma
Esta é a primeira dica para liderar pessoas difíceis no trabalho. Tenha calma, respire fundo e não perca a paciência. Pessoas com comportamentos mais complicados são, normalmente, mais sensíveis emocionalmente e podem se tornar agressivas com certa facilidade, frente a situações mais extremas. Como líder, é seu papel transmitir tranquilidade e diminuir a temperatura de uma possível discussão. Busque o diálogo mais tranquilo e utilize o bom-humor para quebrar o gelo de uma reunião / conversa.
2 – Seja objetivo
Manter a calma não quer dizer que você precisa exercer uma liderança confusa ou “fraca”. Seja objetivo ao expor suas ideias e orientações. Você como líder é o responsável pela empresa e seus funcionários trabalham de acordo com o que você passa para eles. Seja objetivo, mesmo ao dar broncas e cobrar mais empenho. A objetividade encurta diálogos agressivos e busca a resolução mais ágil de problemas.
3 – Escute sempre que possível
É preciso escutar para liderar pessoas difíceis no trabalho. Um bom gestor sabe ouvir todos os lados da história e busca compreender cada aspecto de um eventual problema ou situação mais delicada. Coloque-se no lugar dos terceiros, tente entender porque manifestam este tipo de comportamento.
4 – Seja um exemplo de positividade
Em alguns casos, uma pessoa difícil de lidar precisa de um bom exemplo para mudar seu comportamento no dia a dia. E você pode ser esta figura, afinal a liderança exerce um fascínio e as pessoas respeitam tal posição. Seja um exemplo de positividade, busque mostrar o “copo meio cheio” sempre que algum problema surgir. Você tem o poder de mostrar o lado da moeda que as equipes de trabalho vão enxergar em um primeiro momento.
5 – Potencialize sua equipe de trabalho
Dentro de uma empresa, nem todas as pessoas são difíceis. Sempre há colaboradores bem-humorados e 100% dedicados ao negócio, ao sucesso da empresa. Uma boa dica é puxar estas pessoas para o seu lado e torná-las multiplicadoras da sua visão, daquilo que você deseja para todo o time.
Através de treinamentos de inteligência emocional é possível potencializar algumas habilidades de liderança que você já possui, mas que precisam de uma força extra dentro de um cenário que você precisa liderar pessoas difíceis no trabalho. Trata-se de uma metodologia eficaz e colocada em prática de acordo com as suas características e objetivos, ou seja, exatamente como você precisa.
E outra boa notícia é que você precisa perder mais tempo pesquisando sobre o assunto na internet. Você está no lugar certo! A Arita Treinamentos é referência em inteligência emocional e conta com uma equipe diferenciada, formada por profissionais com mais de 30 anos de experiência e 100% atualizados de acordo com as práticas mais modernas do mercado.
Comprove: fale com um dos nossos especialistas. Comece hoje a desenvolver um novo capítulo da sua jornada como líder de pessoas.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...