Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Não tenha medo ou vergonha! Conversar com o chefe sobre desmotivação é um passo importante na busca pela realização profissional
Dentro do mundo corporativo, não são raros os casos de desmotivação profissional. Muitas pessoas apresentam este quadro e as causas podem ser diversas, como insatisfação com a remuneração recebida, problemas de relacionamento com os colegas de trabalho, projetos desinteressantes e muitos outros. E quando isso acontece, uma pergunta sempre vem à mente: como conversar com o chefe sobre desmotivação? Se você também já se questionou sobre isso, mas não encontrou uma solução, continue a leitura de post de hoje e veja dicas para conversar com seus superiores sobre o problema.
1 – Prepare-se
Este tipo de conversa não é uma conversa rotineira, do dia a dia. Logo, o seu chefe não está esperando por tal abordagem. Sabendo disso, prepare o seu discurso, pense nos pontos positivos e negativos do que deseja falar e tente se colocar no lugar do chefe.
2 – Momento certo
É fundamental conversar com o chefe sobre desmotivação no momento certo. Não adianta nada tentar estabelecer um diálogo, buscar uma solução, quando o clima está tenso dentro da empresa, quando uma das partes está mais nervosa que a outra.
3 – Honestidade
Seja honesto em suas palavras. Não esconda os fatores que influenciam sua desmotivação no dia a dia. O seu chefe precisa conhecer todos os detalhes para, de fato, tentar alguma solução para o problema.
4 – Faça uma lista
Uma boa maneira para organizar os pensamentos / reclamações / expectativas é fazer uma lista das coisas que geram a sua desmotivação. Coloque os assuntos em ordem de importância, do maior para o menor, e tenha uma boa argumentação sobre cada item. Por exemplo, se a insatisfação é em relação ao salário, coloque este assunto no topo da lista e apresente fatos / provas de que você merece um aumento.
5 – Soluções
Como apontamos no item anterior, o seu chefe não quer ouvir apenas as reclamações. Ele quer, acima de tudo, soluções para os problemas. Homens e mulheres em cargos de liderança precisam lidar com dezenas de situações delicadas ao longo de um dia de trabalho, e o que menos querem é mais problemas necessitando de atenção deles.
6 – Conselhos
Uma boa saída para estabelecer uma conversa mais amena e positiva é pedir conselhos ao seu(sua) chefe. Este tipo de atitude mostra que você está mais aberto(a) e busca uma melhora da situação. Outro ponto é que o(a) chefe se sentirá mais relevante, com a autoestima valorizada ao ouvir este tipo de pedido por parte de um funcionário.
Sim! Esta é uma metodologia muito eficaz para pessoas que buscam uma vida mais feliz e equilibrada, pessoas que buscam a satisfação no trabalho, por exemplo. Isso acontece porque os treinamentos de inteligência emocional trabalham técnicas que estimulam o autoconhecimento da pessoa, assim como também potencializam suas habilidades.
E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com uma empresa que realmente entende do assunto, a Arita Treinamentos! Nosso time é formado por profissionais experientes e que estão em constante aperfeiçoamento técnico. Comprove: fale com um dos nossos especialistas.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...