Necessidade afetiva - Veja como controlar e resolver o problema!

Necessidade afetiva: como trabalhar o problema e resolvê-lo?

Necessidade afetiva: como trabalhar o problema e resolvê-lo?

É preciso redobrar a atenção sempre que notar sinais de uma necessidade afetiva constante e fora do comum

Você já viu aqui no blog um post relacionado ao tema de hoje, sobre principais características da carência afetiva no casamento. E agora, vamos seguir dentro deste universo e apresentar como trabalhar as melhores estratégias emocionais para buscar uma melhora no quadro de necessidade afetiva no dia a dia. Ficou interessado(a)? Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para enviar suas dúvidas e sugestões. Sua opinião é sempre muito bem-vinda por aqui.

Segurança x ansiedade: duas manifestações da necessidade afetiva

Existem dois tipos de necessidades afetivas que são identificadas dentro do universo da psicologia, a necessidade afetiva manifestada com segurança e a manifestada com ansiedade. Veja a diferença:

  1. Necessidade afetiva com segurança: é uma manifestação mais saudável, já que surge no dia a dia de pessoas que passam por carência em determinados momentos, mas que possuem uma boa base familiar, com pais que foram amorosos e sempre receptivos. Quando ocorre o problema, buscam o diálogo sempre com equilíbrio e calma.
  2. Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.

Descubra aqui como controlar e superar a necessidade afetiva

1 – Reconheça a necessidade afetiva

Como todos os problemas de ordem emocional, o primeiro passo é reconhecer que há algo que precisa ser ajustado. É preciso ter consciência de que é uma pessoa com necessidade afetiva e, a partir disso, buscar ajuda para alcançar uma vida mais feliz e equilibrada.

2 – Sem culpa

Tenha maturidade emocional e não se culpe por tudo o que ocorre em sua vida, como no caso da carência afetiva. A vida não é uma equação matemática, não é exata em sua relações e manifestações emocionais. Existem vários tons entre o preto e branco do que é considerado “bom” e “mau”. Ao se sentir culpado, o processo de recuperação pode ser mais longo e difícil.

3 – Não sufoque o(a) parceiro(a)

É comum que a pessoa que tem necessidade afetiva busca o ombro parceiro para tentar melhorar sua condição. Porém, é preciso ter cuidado. Mesmo que sejam muito próximos, vá com calma. Ao sobrecarregar o(a) parceiro(a), você pode sem perceber criar barreiras emocionais no relacionamento e até mesmo afastar quem você mais ama e conta neste momento.

4 – Queira mudar, de verdade

Não basta apenas ficar no discurso, é preciso realmente querer mudar. Uma boa dica é começar a fazer as coisas sozinho(a), sem a necessidade constante de ter alguém ao seu lado o tempo todo. Comece aos poucos a realizar atividades que estimulem sua autoconfiança e autoestima.

5 – Confie mais

A necessidade afetiva tem muita relação com o medo de perder o(a) parceiro(a) ou mesmo amigos e colegas de trabalho. E isso é um problema de confiança, já que não existe 100% de certeza sobre o que terceiros estão fazendo quando não estão ao seu lado. Todavia, é preciso confiar nas pessoas. Se elas realmente gostam e se preocupam com você, não farão nada de errada para te prejudicar, mesmo a distância.

A inteligência emocional pode ajudar!

Trata-se de uma metodologia eficaz e que traz resultados práticos para a vida da pessoa que sente muita necessidade afetiva. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar os gatilhos emocionais que provocam tal carência e trabalhar estratégias para buscar um melhor e mais saudável equilíbrio emocional. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Fale com um dos nossos especialistas!

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS