Como parar de falar muito. Descubra aqui!

6 dicas de como parar de falar muito

6 dicas de como parar de falar muito

Algumas dicas podem ajudar as pessoas que falam muito a contornar tal situação de uma forma equilibrada e natural

Você certamente conhece uma pessoa que fala muito. Ou mesmo você pode ser essa pessoa dentro dos círculos de amizade e familiar, já pensou nisso? Lidar com pessoas que falam muito é sempre um desafio, porém a boa notícia é que existem dicas que você pode colocar em prática para tentar reduzir um pouco o ímpeto de falar além da conta em toda e qualquer situação de conversa social ou profissional. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Descubra aqui como parar de falar muito: veja 6 dicas

  1. Saiba do problema: a pessoa que fala muito precisa compreender que ela realmente fala além da conta. A aceitação do problema é o primeiro passo para tentar uma melhora. O passo seguinte é realmente querer a mudança, ou seja, não ficar somente no discurso e adotar medidas práticas para evoluir como pessoa.
  2. Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais.
  3. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos. É preciso saber ouvir a opinião de terceiros, mesmo de um assunto / tema que você é especialista. Escute o que seus amigos e familiares têm a dizer e se obrigue a ouvir, mesmo que não concorde com o que está sendo proposto.
  4. Segure-se: mesmo que um comentário provoque sua raiva ou descontrole, tente se acalmar e respire fundo. Na maioria dos casos, quando estamos nervosos, falamos o que não devemos e isso pode prejudicar o relacionamento com outras pessoas.
  5. Observe os sinais corporais: a nossa comunicação é muito verbal, através da fala, mas também é preciso observar os sinais corporais da pessoa que está participando da conversa. Se você está falando muito, sem parar, e a pessoa à sua frente está de braços cruzados ou virando os olhos, são sinais claros de que não está agradando muito. Sinais corporais de desinteresse e desconforto podem ser notados até com certa facilidade, basta prestar mais atenção.
  6. Conte com os amigos: ao compreender / aceitar que você é uma pessoa que fala muito, peça ajuda aos amigos. Peça que eles deem “um toque” sempre que você estiver passando do ponto em um determinado assunto.

O que a inteligência emocional tem a ver com isso?

Em alguns casos, a pessoa que fala muito pode esconder certos problemas de ordem emocional. É um comportamento que pode ser reflexo do medo de não ser aceito(a), de ser deixado(a) de lado e assim por diante. Justamente por isso, através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar tais gatilhos e trabalhar estratégias personalizadas que buscam a melhora do quadro. Quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca mais tempo! Fale com um dos nossos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS