Empatia cognitiva e afetiva - Conheça as principais características

Entenda as características da empatia cognitiva e afetiva

Entenda as características da empatia cognitiva e afetiva

Importar-se com o que outras pessoas pensam e sentem, de uma forma verdadeira e não superficial. A empatia pode ser desenvolvida

Você manifesta alguns sinais de falta de empatia emocional? Ou conhece alguém que realmente não se importa com o que terceiros pensam ou sentem? Entender as principais características da empatia cognitiva e afetiva é um bom começo para tentar superar o problema e levar uma vida mais leve e ter mais aceitação por parte de amigos, colegas de trabalho e familiares. Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita e saiba mais sobre o assunto!

Empatia cognitiva e afetiva: o que você precisa saber

  • Empatia cognitiva: é reconhecida como uma habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa, de uma forma verdadeira, não superficial. Depende de reflexão e de uma maior abertura para ser incorporada ao dia a dia. Algo que pode ser estimulado de uma forma bem natural, no ritmo de cada pessoa e considerando suas particularidades, ambiente e assim por diante.
  • Empatia afetiva: além do entendimento em primeiro momento, que citamos no tópico acima, esta é a habilidade de sentir o que o outro sente. É um tipo de empatia mais profunda e que pode ser desenvolvida através de exercícios contínuos. Todavia, é preciso colocar em prática o que aprender, para estimular. Criar e manter um sentimento de empatia com amigos, familiares e colegas de trabalho, é possível.

IMPORTANTE: o grande ponto da empatia cognitiva e afetiva é saber que não existe uma verdade absoluta, mesmo que seja algo relacionado a uma área de atuação ou assunto que você realmente domina. É preciso considerar outras hipóteses, outros pontos de vista. Ao compreender visões e sentimentos de terceiros, você automaticamente também estará contribuindo para o próprio desenvolvimento emocional e até mesmo intelectual.

Inteligência emocional

Poucas pessoas sabem disso, mas alguns gatilhos emocionais do passado (principalmente desenvolvidos durante a infância e adolescência) podem gerar a falta de empatia na vida adulta. Traumas do passado podem levar ao desenvolvimento de bloqueios que impedem o sentimento de empatia, ou seja, levam a pessoa a criar defesas emocionais que dificultam a aproximação junto a terceiros. Porém, mesmo sendo um problema com claras interferências na vida social e até mesmo amorosa, através de treinamentos de inteligência emocional é possível reverter o quadro de uma forma duradoura. E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto. A Arita está ao seu lado: fale AQUI com um especialista.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS