Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Provavelmente você já ouviu falar dos chakras e até tenha descartado a ideia de se aproximar desse conhecimento milenar por crenças, religião ou qualquer outro motivo.
Embora a descoberta dos chakras tenha vindo dos Vedas, há mais de 5.000 anos e tenha sido um conhecimento bastante explorado pelas religiões hindus e budistas, esse conhecimento nada tem a ver com religiosidade, mas com saúde e equilíbrio.
Não se trata de esoterismo, e sim da simples troca de energias entre corpo e ambiente.
Mas o que realmente são chakras? Como equilibrá-los? E o que isso tem a ver com o seu bem-estar e a sua saúde mental?
Os chakras são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.
A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”, pois se acredita que eles são vórtices que não param de girar, agindo como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo.
Quando os chakras entram em desequilíbrio, eles afetam os órgãos que estão na região em que se encontram, daí começam doenças e transtornos.
Segundo os hindus, os chakras se encontram e se fundem nas “Nadis”, que são caminhos invisíveis dentro do nosso organismo, funcionando como canais condutores por onde circula a nossa energia vital. Cada chakra influencia áreas específicas da nossa personalidade.
1. Muladhara Chakra (básico): representado pela cor vermelha, o primeiro chakra é localizado na base da coluna vertebral. Simboliza a conexão do indivíduo com a terra, é o responsável por nossa vitalidade e nosso zelo pela sobrevivência.
2. SwadhistHana Chakra (sacro): é retratado pela cor laranja e localizado no baixo-ventre. Ligado à região genital, é responsável, principalmente, por dois dos nossos impulsos mais fortes: o criativo e o sexual. Seu equilíbrio é importante para lidar com as emoções.
3. Manipura Chakra (plexo solar): é referenciado pela cor amarela na região abdominal. É onde mora seu ego, tem uma função vital na sua personalidade e em seu poder pessoal. Seu bom funcionamento possibilita que a pessoa se sinta mais autoconfiante.
4. Anahata Chakra (cardíaco): com a cor verde, o quarto chakra é o responsável por trazer energia a todo o nosso sistema cardiorrespiratório. Ele une os pontos de energia, sendo reconhecido como “ponte” de todos os chakras.
5. Vishuddha Chakra (laríngeo): posicionado na região da garganta, é simbolizado pela cor azul. O quinto chakra representa criatividade, expressividade e capacidade de comunicação.
6. Ajna Chakra (frontal): simbolizado pela cor azul índigo, também pode ser conhecido como “chakra do terceiro olho”. Ele é o responsável por revitalizar o sistema nervoso e a visão. Esse chakra trabalha, entre outras coisas, a capacidade de concentração e, principalmente, a intuição.
7. Sahasrara Chakra (coronário): representado pela cor violeta, o sétimo chakra localiza-se no alto da cabeça. É o mais importante de todos, pois representa a nossa conexão com o Universo e Deus.
Existem diversos tipos de meditação que podem trabalhar o equilíbrio dos chakras e promover mais saúde física e mais energia para a sua mente.
Você pode procurar meditar com pedras energéticas das 7 cores dos chakras, cromoterapia, a técnica mindfulness, entre outras várias.
Mantras são os sons-semente de cada chakra. Segundo Schultz, “esses Mantras atuam por meio da ressonância, cada som correspondendo à frequência de um dos 7 chakras, como uma frequência de rádio. Assim, vocalizando os mantras, você pode equilibrar seus chakras”.
O som-semente de cada chakra é:
As palavras têm poder.. Nossos pensamentos e intenções, quando expressados verbalmente, moldam a nossa realidade e podem gerar resultados positivos se repetidos regularmente.
Separamos alguns exemplos de afirmações capazes de equilibrar e fortalecer seus pontos de energia:
“eu estou profundamente conectado ao meu corpo”;
“perdoo meu passado e me abro para as oportunidades do presente”;
“sou forte e corajoso(a)”;
“eu vivo no momento presente”.
Se você gostou do post, não deixe de assinar nossa newsletter e ter acesso a todas as novidades do blog em seu e-mail!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...