Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O Natal é uma época do ano cheia de emoções intensas e variadas. Enquanto muitos de nós esperam ansiosamente essa festa durante todo o ano, o período que envolve o Natal pode trazer à tona uma ampla gama de sentimentos, desde a antecipação e a excitação até a satisfação e, às vezes, até mesmo a exaustão e a depressão.
A antecipação é uma das emoções mais marcantes do Natal, pois desde o início de dezembro, muitos começam a contar os dias até a celebração. É um período de festas muito esperado e que traz muitas expectativas.
Esse sentimento cria um senso de magia, à medida que imaginamos as reuniões familiares, os presentes e as deliciosas refeições que estão por vir.
A excitação atinge o ápice na véspera de Natal e no próprio dia. É quando as crianças (e adultos também) mal conseguem conter a empolgação diante da perspectiva de abrir os presentes sob a árvore e desfrutar de uma festa especial. Essa emoção traz uma sensação única de euforia.
Depois que os presentes são abertos e as refeições são compartilhadas, muitos experimentam uma profunda sensação de satisfação.
Essa é a hora em que nos lembramos do verdadeiro significado do Natal — estar com aqueles que amamos e compartilhar momentos preciosos.
À medida que o Natal chega ao fim, a exaustão pode se instalar. A preparação, a agitação e as atividades festivas podem levar a um esgotamento físico e emocional. É importante lembrar de cuidar de si mesmo nesse momento e descansar.
Para algumas pessoas, a temporada de Natal pode ser um período emocionalmente desafiador. Sentimentos de solidão, tristeza ou depressão podem surgir após as celebrações, especialmente se houver lembranças dolorosas ou expectativas não atendidas. É fundamental buscar apoio e compreensão se você estiver enfrentando esses sentimentos.
O Natal é uma montanha-russa emocional que nos leva por uma jornada que abrange desde a antecipação animada até a satisfação calorosa, com algumas curvas inesperadas pelo caminho, como a exaustão e a depressão. É importante reconhecer e validar todas essas emoções, pois fazem parte da experiência humana durante esta temporada especial.
Fortaleça sua inteligência emocional para enfrentar suas emoções e chegar no novo ano com seu bem-estar renovado. Com o Arita Despertar, você aprende técnicas essenciais para se sentir um ser humano mais completo e fortalecido. Conheça mais sobre o Despertar.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...