eBook 7 Leituras Imperdíveis Que Voce Deixou Passar.

Faça o download do eBook 7 Leituras Imperdíveis Que Voce Deixou Passar. Preencha o formulário e boa leitura!

eBook 7 Leituras Imperdíveis Que Voce Deixou Passar.

Faça o download do eBook 7 Leituras Imperdíveis Que Voce Deixou Passar. Preencha o formulário e boa leitura!

8 dicas infalíveis para lidar com os filhos

A infância de hoje não é mais como a infância de outros tempos. A sociedade tem mudado e, com isso, os hábitos e formas das crianças viverem também está mudando. Sobretudo com novos tempos, em que tanto pai e mãe trabalham fora, e com a chegada definitiva da tecnologia, as crianças têm novos formatos de rotinas. Ou, até mesmo não possuem rotinas.

Por um lado pode ser bastante saudável e benéfico, já que a tecnologia pode ensinar, aproximar, cooperar, criar, diminuir distâncias. Por outro, pode gerar malefícios, como falta de limites, exclusão, violências.

Outro aspecto que vale a pena salientar também é sobre a carga de afazeres que as crianças passaram a ter nesses tempos e pela ansiedade que isso tem gerado em muitas delas. Por incrível que pareça, a ansiedade também existe na infância. Isso porque a infância deixou de ser território apenas do brincar livre, sem compromisso, da leveza e da falta de responsabilidades.

Atualmente, nos moldes de sociedade em que vivemos, cobra-se demais das pessoas, desde muito cedo. Então, as crianças também entram neste esquema. Muitas delas acabam enfrentando longas jornadas de responsabilidades com estudos, na escola, e nos cursos extra curriculares, como idiomas, danças, lutas e esportes. Por vezes são cargas altas de tempo e de intensidade.

Sem falar no fato de que a infância de hoje é muito sedentária. Por conta da maior oferta de brinquedos eletrônicos, como videogames, celulares e tablets, as crianças passam mais tempo ociosas, sem praticar atividades físicas pelo livre brincar. Aí, acabam gas-tando menos energia e usando muito o intelecto, o que faz com que fiquem mais ansiosas e, por consequência, comam mais. Ou seja, um ciclo que se retroalimenta.

Mas, e então, como lidar com os filhos para que a relação entre todos seja saudável? A seguir, damos algumas dicas preciosas:

1 - Estimule o brincar livre

Quanto mais a criança possa gastar energia, brincar livre, se mexer, correr, suar, ela se sentirá melhor. Isso porque o movimento físico ativa as células, proporciona a renovação de oxigênio e a circulação no cérebro, ativando os hormônios e enzimas do bem-estar. Além disso, as conexões cerebrais da criança também são refeitas e recicladas quando a criança usa sua imaginação solta na brincadeira.

2 - Nutra seu filho emocionalmente

Crianças que têm atenção, que são ouvidas, que têm afeto, que são acolhidas, que são respeitadas, que possuem alguma escolha (na medida certa do que é possível para cri-anças escolherem, já que quem tem o controle são os pais), crianças que sentem-se seguras em suas famílias e que não sofrem nenhuma violência física ou moral. Essas crianças são mais felizes e vivem mais em harmonia com a família e os amigos. Sem dúvida que esses elementos todos são milagrosos para que as crianças cresçam sau-dáveis emocionalmente e não tenham sintomas de ansiedade e nenhum outro mal emocional.

3 - Comunicação franca e sincera

Crianças são seres humanos, são pessoas e, como tais, devem ser tratadas com respeito e transparência. E isso inclui que os pais falem a verdade para eles, não poupando-os de possíveis dores ou traumas. Tudo deve ser falado para as crianças, até mesmo o luto. Antes, falava-se muito sobre não expor as fragilidades da vida para as crianças, como por exemplo, não levando-as nos velórios das pessoas que morrem. Mas, ao contrário, hoje, recomenda-se que se leve, sim. Isso porque é importante que a criança faça a imagem da pessoa que morre, para que entenda o que é a morte, para que aquilo se faça concreto em seu mundo e que ela lide, portanto, com uma dor real. Claro, que a criança pode ser poupada de muitos detalhes e não precisa saber de tudo, exatamente como acontece, até porque eles têm seus limites de compreensão, de acordo com a idade.

4 - Pais felizes, filhos felizes

Quando a mãe está feliz, os filhos estão felizes. Quer dizer, podemos também extrapolar esse conceito para os pais. No entanto, a conexão maior é realmente entre mãe-filho e crianças são como esponjas emocionais da mãe. Ou seja, se a mãe está bem, a criança está bem. Se a mãe está ansiosa, a criança está ansiosa. É assim que funciona, em muitos casos. Quando a mãe está disposta a investigar também suas questões internas, naturalmente isso será refletido no filho. A medida que a mãe vai vendo seus pontos de gargalo emocionais, melhorando suas sensações de medo, ansiedade, angústia, insegurança e rejeição, isso vai sendo melhorado também no filho. Ação e reação muito visíveis.

5 - Comunicação família/escola

Escola e família são duas instâncias que devem andar sempre juntas, afinal são os espaços onde mais a criança fica. Professores e pais devem ter ampla comunicação, para que possam se falar e trocar informações sobre quando algo não vai bem, para juntos, verem as medidas mais eficazes a serem tomadas.

6 - Criação e manutenção de diálogo

Diálogo e proximidade são duas palavrinhas mágicas em se tratando de bom relacionamento com filhos. Porque, não adianta os pais quererem, do nada, estabelecerem um diálogo com o filho no momento em que algo acontece. Existem diversos casos em que os pais vivem tão distantes de seus filhos, por conta da vida moderna, do excesso de trabalho, da falta de tempo, que essas crianças e adolescentes não possuem vínculo com esses pais. Por isso que proximidade e vínculo são fundamentais para o diálogo acontecer. Se não, os pais podem falar por horas e horas e aquilo não vai fazer sentido para o filho. É bem o ditado “entra por um ouvido e sai por outro”.

7 - Imposição de Limites

Filhos, sobretudo enquanto são crianças e adolescentes, precisam de regras e limites. Os pais são os adultos da relação e é deles o dever de orientar, cobrar e dar os limites. Pois, se deixarmos isso para que as crianças resolvam, além de não dar certo, elas ainda vão se sentir inseguras, pois não possuem capacidade neurológica e emocional de decidir sobre a própria vida. Ainda estão se capacitando emocionalmente para isso. Por isso, sim, a responsabilidade de limitar, cobrar e impor regras é dos pais. Não se pode afrouxar demais e deixar que os filhos façam tudo o que querem. O controle sempre é dos adultos!

8 - Educação com Valores

O grande desafio dos pais atualmente é educar seus filhos para o respeito máximo ao outro. Pais de meninos devem rever seus conceitos de preconceito e machismo, orien-tando seus filhos para que as mulheres merecem ser respeitadas pelo que são. Devem acabar com a visão de que mulheres devem estar sempre à disposição dos homens e reafirmar que seus corpos são delas, apenas delas. Machismo e preconceito não podem mais ser tolerados. Vivemos tempos de expansão de conceitos e da valorização da igualdade de direitos e escolhas entre os sexos. Por isso, minimizar as mulheres, humilhando-as, colocando-as para baixo, expondo-as e objetificando-as não tem mais vez. O papel dos pais é educar meninos e meninas para que entendam esses novos conceitos. Não é tarefa fácil, mas é preciso abrir as nossas próprias mentes e ir limpando o machismo dessa nova geração.

Comentários

Treinamentos e cursos

A Arita Treinamentos oferece diversos treinamentos e cursos. O melhor investimento que você pode fazer é em sí mesmo.

Arita Leader Training 1

O Arita Leader Training 1 é um treinamento de liderança desenvolvido para despertar o verdadeiro potencial existente dentro de você. Ao proporcionarmos instrumentos necessários de mudança, você ganha a oportunidade de assumir maior controle da sua vida e, assim, ser mais feliz. Próximos treinamentos:

  • São Paulo: dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2018, ou em
  • Espírito Santo: dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2019

Arita Leader Training 2

No Arita Leader Training 2, você aprofunda e intensifica seu treinamento para auxiliar a si mesmo a descobrir e compreender melhor o propósito da sua vida. Com uma fundação sólida e com o objetivo de fortalecer-se, é possível atingir camadas mais profundas de seu inconsciente alinhando seus objetivos, sentimentos e sonhos. Próximos treinamentos:

  • São Paulo: dias 13, 14 e 15 de junho de 2019.
  • Espírito Santo: dias 16, 17 e 18 de agosto de 2019.

Arita Leader Training 3

Cada um de nós tem gravado no inconsciente um modelo financeiro que aprendemos ainda na infância e que seguimos até hoje. No Arita Leader Training 3, é possível identificar o seu modelo e modificá-lo para proporcionar a sua liberdade financeira, dar-lhe mais tempo para desfrutar todas as áreas da vida e, principalmente, cumprir a sua Missão. Próximo treinamento:

  • São Paulo: dias 07, 08 e 09 de novembro de 2019

Arita Teen

É um processo de autoconhecimento voltado a pré adolescentes e adolescentes que o preparará desde cedo para tomada de decisões em suas vidas. Data do próximo Arita Teen:

  • São Paulo: dia 25 de maio de 2019

Arita Investimentos Inteligentes

Uma forma clara, fácil e objetiva de aprender a organizar, fazer sobrar e investir seu dinheiro de forma inteligente. Este é o curso de Investimentos Inteligentes.

O conteúdo é focado em direcionar a pessoa para desbloquear suas crenças limitantes em relação ao dinheiro e a traçar metas claras para atingir todos os seus sonhos, além de oferecer estratégias práticas para fugir da procrastinação e auto sabotagem.

Coaching

O coaching é um processo de autoconhecimento, em que a pessoa, por meio de ferramentas orientadas e direcionadas, vai enxergando sua realidade e traçando metas para chegar a um objetivo.

O grande diferencial é a união do Coach com a Programação Neurolinguística, já que o treinador consegue entender como o Cliente/Coachee pensa e age e pode utilizar a linguagem com muito mais precisão. Além disso, terá ferramentas para identificar as crenças e os valores, que muitas vezes limitam seu funcionamento interno. A partir de então, poderá alinhar seus objetivos, propósitos e mudanças internas, respeitando os níveis neurológicos.

Ajudamos as pessoas a serem mais felizes!

Proporcionamos a oportunidade para você descobrir e utilizar seu potencial e suas competências individuais, para melhorar seu desenvolvimento pessoal, profissional e qualidade de vida. Despertamos esse potencial para liderarmos nossa própria vida e sermos cada vez mais felizes, trabalhando suas emoções por meio de nossos treinamentos e cursos.

A história da Arita Treinamentos é o resultado da experiência do seu fundador e diretor, Yasushi Arita, que desde 1990 já treinou milhares de pessoas. Elas experimentaram, através de vivências, a sensação de descobrir e conhecer melhor suas qualidades, limitações e essência.

O treinamento Arita Leader Training 1 é a porta de entrada para um novo mundo de descoberta e coragem.

eBook 7 Leituras Imperdíveis Que Voce Deixou Passar.

Faça o download do eBook 7 Leituras Imperdíveis Que Voce Deixou Passar. Preencha o formulário e boa leitura!

Acompanhe de perto ; )