Autoaceitação do corpo é possível!

11 sintomas que indicam que você pode estar próximo de um surto emocional

11 sintomas que indicam que você pode estar próximo de um surto emocional

Identificar os principais sintomas de um surto emocional, com boa antecedência, é a melhor forma para lidar com o problema

Por definição, um surto emocional é uma dissociação psíquica que leva o indivíduo a não ter mais consciência, que seja por um breve período, da realidade que o cerca. Este tipo de surto psicótico é mais comum do que pensamos e leva a pessoa a ter determinados pensamos irracionais. Em outras palavras, quem sofre surtos emocionais não consegue pensar e agir conscientemente, de forma ponderada e controlada. Para evitar chegar a este nível, é preciso ficar atento aos sinais que indicam que você pode estar próximo de um surto emocional. Confira mais na sequência, aqui no post da Arita Treinamentos.

Surto emocional: conheça os 11 principais sintomas

  1. Agressividade fora de controle: a pessoa que sofre um surto emocional apresenta este sintoma de forma bem clara. Não há o controle de própria agressividade e isso provoca, normalmente, conflitos com amigos, familiares e até mesmo coletas de trabalho.
  2. Alterações de comportamento: outro sintoma bem evidente é a repentina mudança de comportamento. Em um momento a pessoa está bem e feliz, e em poucos segundos, passa a se tornar mais agressiva, sem qualquer explicação evidente.
  3. Alucinações: são visões e pensamos não-condizentes com a realidade. A pessoa passa a imaginar e até mesmo enxergar o que não é real.
  4. Confusão mental: não há entendimento claro sobre o que está acontecendo.
  5. Comunicação prejudicada: ao tentar conversar e explicar o que está acontecendo, a pessoa que está passando por um surto emocional, não se expressa de forma clara e organizada. É possível notar frases incoerentes e fala acelerada.
  6. Delírios: de forma inconsciente, a pessoa passa a delirar sobre a realidade que a cerca.
  7. Insônia constante: a dificuldade de dormir é outro sinal que pode apontar o começo de um surto emocional. É preciso redobrar a atenção quando noites de insônia passam a ser frequentes.
  8. Oscilações de humor: a pessoa alterna momentos de euforia e tristeza, e sempre em curto espaço de tempo.
  9. Pensamentos desorganizados: existe uma dificuldade grande em organizar pensamos, em colocar em ordem de importância ideias que precisam ser transmitidas em um determinado momento.
  10. Perda de apetite e de peso: o corpo e a mente fazem parte de um só organismos e que acontece com uma parte, reflete na outra. Isso acontece em surtos emocionais quando é possível notar perda de apetite e de peso.
  11. Reações desproporcionais: o último e não menos importante sintoma de um surto emocional é a reação desproporcional à realidade, ou seja, um pequeno problema pode se transformar em um grande drama.

Conheça a inteligência emocional!

É uma metodologia comprovadamente muito eficaz para quem sofre de surtos emocionais e precisa de ajuda para ter uma vida mais feliz e equilibrada. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível trilhar esse caminho de acordo com ritmo de cada pessoa, trabalhando de forma personalizada. E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar na Arita Treinamentos, uma empresa formada por profissionais de alto nível, 100% atualizados e prontos para iniciar um o atendimento. Quer saber mais? Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS