14 dicas de como lidar e sair de uma crise de ansiedade | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

14 dicas de como lidar e sair de uma crise de ansiedade

14 dicas de como lidar e sair de uma crise de ansiedade

14 dicas de como lidar e sair de uma crise de ansiedade

Um dos assuntos mais buscados pelas pessoas aqui no blog da Arita Treinamentos é a famosa crise de ansiedade. Inclusive, já até publicamos um conteúdo sobre o tema, com os principais sintomas físicos de uma crise de ansiedade. Hoje, vamos seguir no mesmo universo e apontar dicas para lidar e sair desta situação. Continue a leitura!

Crise de ansiedade: confira dicas para lidar e sair desta situação

Passar por uma crise de ansiedade não é um passeio no parque. Trata-se de um ataque de pânico que se manifesta de forma intensa e abrupta, dificultando a respiração, gerando tremores no corpo, taquicardia, medo e outros sintomas. Para lidar com tudo isso, vale a pena conferir as dicas a seguir.

1 – Respire fundo: a primeira dica é também a mais simples de todas. Respire fundo e procure controlar sua respiração. Desta maneira, você evitará situações de pânico causadas pela ansiedade. Literalmente, a ansiedade perderá o ar e você assumirá o controle.

2 – Aceitação: você precisa reconhecer e aceitar que tem um problema, que sofre de uma crise de ansiedade. E quando ela começar, tenha consciência do que está acontecendo. Isso te deixará mais calmo (a) e facilitará que tudo acabe.

3 – Feche os olhos: pouca gente sabe disso, mas estímulos externos podem contribuir para o aumento da crise de ansiedade, para que ela se agrave. Logo, fechar os olhos é uma ótima dica para aumentar sua concentração e, com isso, diminuir a intensidade do problema.

4 – Concentre-se: a pessoa que sofre desta crise deve procurar, no auge do transtorno, se concentrar em seu corpo e até mesmo em um único objeto. Isso ajuda a tirar o foco da ansiedade e diminuir a intensidade do problema.

5 – Relaxe os músculos: o corpo tensiona propositalmente os músculos durante uma crise de ansiedade. Portanto, procure relaxar quando isso acontece. Solte os braços, por exemplo.

6 – Imagine-se em um outro lugar: uma boa saída é levar a imaginação para longe. Imagine-se em um local onde teve uma experiência positiva, uma praia, campo, festa e assim por diante. Aliás, quanto mais detalhes conseguir se lembrar, melhor.

7 – Exercícios leves: uma caminhada é uma ótima ideia de exercício leve para tentar sair da crise da ansiedade, isso porque o cérebro (quando você se exercita) libera endorfina, o hormônio responsável pelas sensações agradáveis de prazer e relaxamento.

8 – Escreva: coloque em um papel, em palavras, tudo o que está sentindo. Isso ajudará você a se concentrar em outra coisa além da crise e, também, contribuirá para o autoconhecimento.

9 – Tenha um hobby: escolha uma atividade que realmente gosta de fazer e torne isto um hábito. Isso trará mais qualidade de vida e a consequente queda nos níveis de ansiedade.

10 – Medite: a longo prazo, a meditação tem a capacidade de controle a ansiedade, pois ajuda no desapego de pensamentos negativos e intrusivos, educando a mente em prol de pensamentos edificantes e positivos. O mesmo o ocorre, por exemplo, na prática de ioga.

11 – Tenha boas noites de sono: você precisa dormir bem para controlar os níveis de ansiedade.  Para tal, à noite, evite bebidas estimulantes e refeições pesadas. Além disso, faça questão de ter um colchão de qualidade e um quarto/ambiente aconchegante.

12 – Música ajuda: ouça música que transmitam mensagens positivas, de paz e relaxamento.

13 –  Converse com as pessoas: não guarde este problema consigo. Desabafe. Fale com seus amigos, familiares e, principalmente, com especialistas em crises de ansiedade. Ter o apoio de terceiros é fundamental no dia a dia.

14 – Fique de olho nos sinais: assim que começar a se sentir ansioso, observe as reações do seu corpo e aprenda com elas. Desta maneira, sempre que uma crise de ansiedade começar, você estará mais preparado (a).

Crédito: filadendron / Tipo de licença: Royalty-free Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS