Falta de concentração nos estudos: 2 fatores emocionais que podem influenciar

2 fatores emocionais que podem estar incentivando a falta de concentração nos estudos

2 fatores emocionais que podem estar incentivando a falta de concentração nos estudos

Assim como ocorre em outras áreas da nossa vida, alguns fatores emocionais podem influenciar diretamente também no campo do aprendizado

Muitas pessoas pensam que a falta de concentração nos estudos é algo relacionado somente à preguiça. O que pouca gente sabe é que alguns fatores emocionais podem influenciar diretamente na dificuldade de uma pessoa em prestar mais atenção às aulas, livros, matérias e assim por diante. Quer saber mais sobre o assunto para transformar definitivamente sua vida? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Falta de concentração nos estudos: fatores emocionais que podem impactar

  1. Ansiedade: este é um fator emocional bem conhecido quando pensamos em dificuldade de concentração nos estudos. O que acontece é que a ansiedade pode levar ao desenvolvimento do estresse e, com isso, um desvio no foco na hora de estudar. A mente começa a pensar em outros problemas e não somente na sala de aula.
  2. TDAH: o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um grande vilão quando pensamos em concentração. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre 3 e 6% de crianças em fase escolar sofrem com este transtorno. Na fase adulta, a porcentagem salta para 30 a 50%.

Dicas para driblar o problema

  • Preferências: foco em matérias e conteúdos que você tem mais afinidade em um primeiro momento. O que parecer menos interessante, deixe para depois.
  • Mídias sociais: não tem jeito, para estudar adequadamente é preciso dar um tempo nos posts, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. Concentração total.
  • Pré-estudo: antes de “cair de cara” nos livros, reserve alguns minutos para fazer outra atividade, como ouvir música ou assistir uma série ou filme. Relaxar um pouco antes faz bem para o seu cérebro.
  • Mais exercícios e menos teoria: não estamos dizendo para deixar o estudo teórico de lado, mas a prática de exercícios ajuda na concentração porque aproxima o aluno do objeto de estudo.

Inteligência emocional Através de treinamentos de inteligência emocional é possível potencializar algumas habilidades, como aprimorar a capacidade de concentração nos estudos. O primeiro passo é identificar quais são as barreiras que geram tal dificuldade (como ao analisar traumas do passado) e, com isso, trilhar caminhos para uma melhora duradoura e que realmente cause impactos positivos. E você sempre pode contar com a Arita Treinamentos! A empresa é formada por profissionais com mais de 30 anos de know-how na área e que buscam a constante evolução no atendimento aos clientes. Saiba mais: fale AQUI com um consultor.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp