Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Durante a gestação, a mulher precisa lidar com um misto de transformações e sentimentos em todas as áreas de sua vida: profissional, pessoal e conjugal. Deixar-se levar por eles pode levar a complicações para o bebê, por isso controlar a raiva durante a gravidez pode ser um grande aliado nessa fase.
Desde o primeiro mês, o corpo da futura mamãe passa por oscilações hormonais que vão prepará-la para gerar e desenvolver o bebê. No primeiro trimestre, as taxas de estrógeno e progesterona sobem bastante e desencadeiam um misto de felicidade, insegurança, ansiedade e angústia. No segundo, as transformações físicas são mais concretas, como o despontar da barriga e o crescimento das mamas. Já no terceiro trimestre, para a maioria das gestantes, os sentimentos prevalentes são irritação e ansiedade.
Somado a essas transformações vêm a licença maternidade, o desconforto na vida sexual, a dificuldade para dormir, as mudanças de prioridade, e assim por diante. Para que o estresse e a raiva não interfiram nesta nova fase, buscar apoio e praticar algumas mudanças comportamentais faz toda a diferença para que estes sentimentos não provoquem complicações.
Quando a mulher enfrenta situações estressantes, sem querer ela expõe a criança a altas taxas de cortisol e citocinas inflamatórias. Esses hormônios podem aumentar o risco de alergias, as chances de parto prematuro, a resistência à insulina, o risco de obesidade e de doenças cardíacas, causar alterações cerebrais e baixar o peso do bebê ao nascer. Para te ajudar a prevenir alguns problemas relacionados a isso, separamos quatro dicas para você controlar a raiva na gravidez:
O importante é que você tenha consciência de que sempre pode pedir ajuda a alguém. Não guarde seus sentimentos para si e não desperdice sua energia com situações e pessoas que não valem a pena. Concentre-se na felicidade desta nova fase e compartilhe os momentos com as pessoas que você ama.
Você também pode gostar de ler:
Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...