O que são as crenças nucleares?

4 exemplos que explicam o conceito de crenças nucleares e seus efeitos em nossas vidas

4 exemplos que explicam o conceito de crenças nucleares e seus efeitos em nossas vidas

As crenças nucleares podem impedir a evolução pessoal e profissional de um indivíduo. Mas, há uma saída equilibrada emocionalmente

Você já leu aqui no blog da Arita Treinamentos sobre crenças centrais e o impacto delas na vida de uma pessoa. Hoje, seguimos dentro do mesmo cenário e vamos nos aprofundar em exemplos e impactos das crenças nucleares. Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Crenças nucleares: o que são?

O conceito: as crenças nucleares são ideais / verdades que todos nós criamos, desenvolvemos e estabelecemos em nossas vidas. Da infância à fase adulta. Aqueles conceitos que não abrimos mão, mesmo que seja de forma inconsciente. Podem ser crenças sobre pessoas, assuntos, política e assim por diante.

Divisões: dentro da psicologia, as crenças nucleares (que também podem ser classificadas como crenças centrais) podem ser divididas em três aspectos. O primeiro é o Desamor, uma ideia enraizada de que você sempre será rejeitado(a) por se considerar não atraente ou não estar à altura de um(a) pretendente. O segundo é o Desamparo, que está relacionado ao sentimento de incompetência e incapacidade. Por último, temos o Desvalor, no qual a pessoa não se dá o valor adequado frente a uma situação ou no contato com outros indivíduos.

4 exemplos de crenças nucleares

  1. “Isso é muito complicado, não vou conseguir jamais realizar. É melhor dizer não agora.”
  2. “Meus colegas de trabalho vão perceber que não sei fazer o que foi solicitado, é melhor arrumar uma desculpa para não realizar tal tarefa.”
  3. “Nessa altura da minha carreira, eu deveria conseguir fazer tudo o que já aprendi.”
  4. “Tenho total certeza que sou incapaz.”

Percebemos nos exemplos que as crenças nucleares podem interferir diretamente no desenvolvimento da pessoa, tanto no campo pessoal como profissional. Dentro da questão emocional, seus impactos podem ser profundos e gerar estagnação na carreira e uma total incapacidade de levar uma vida plena e feliz junto a amigos, familiares e também em relacionamentos.

A boa notícia é que há uma solução. Com a orientação adequada, você pode desenvolver novas ideias e conceitos sobre a própria vida. É possível levantar cenários que comprovam que a sua mente distorce cenários e que é plausível ter novas perspectivas.

Treinamentos de inteligência emocional

A inteligência emocional é uma metodologia que busca identificar as reais causas das crenças nucleares. Em outras palavras, tem como objetivo se aprofundar nos gatilhos emocionais que geram a autossabotagem emocional. Um dos pilares está na compreensão das experiências do indivíduo e em como cada pessoa lida diariamente com situações que sempre reativam tal comportamento, tais pensamentos. Com o tempo, é possível desenvolver a autoconfiança emocional necessária para mudar o cenário. A Arita é uma empresa especializada no assunto. Seu time é formado por profissionais com mais de  anos de know-how na área. A experiência necessária para contribuir efetivamente para a sua evolução emocional. Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem com suas dúvidas sobre o tema.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp