Veja dicas de como liderar pessoas difíceis no trabalho

5 dicas de como liderar pessoas difíceis no trabalho

5 dicas de como liderar pessoas difíceis no trabalho

O papel de liderança exige desafios diários e complexos, como ao liderar pessoas difíceis no trabalho, uma tarefa que precisa ser feita e que demanda atenção redobrada

As empresas são formadas por pessoas, e pessoas são diferentes, possuem histórias particulares e visões de mundo que podem variar muito de indivíduo para indivíduo. Justamente por tal diversidade, alguns conflitos podem surgir no dia a dia corporativo, porém é preciso aprender a lidar com pessoas difíceis. No caso de coordenadores, gestores e CEOs, é preciso desenvolver habilidades sociais para liderar pessoas difíceis no trabalho e obter, apesar de todos os contratempos, os melhores resultados das equipes. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje!

Gestão: veja 5 dicas de como liderar pessoas difíceis no trabalho

1 – Calma, tenha muita calma

Esta é a primeira dica para liderar pessoas difíceis no trabalho. Tenha calma, respire fundo e não perca a paciência. Pessoas com comportamentos mais complicados são, normalmente, mais sensíveis emocionalmente e podem se tornar agressivas com certa facilidade, frente a situações mais extremas. Como líder, é seu papel transmitir tranquilidade e diminuir a temperatura de uma possível discussão. Busque o diálogo mais tranquilo e utilize o bom-humor para quebrar o gelo de uma reunião / conversa.

2 – Seja objetivo

Manter a calma não quer dizer que você precisa exercer uma liderança confusa ou “fraca”. Seja objetivo ao expor suas ideias e orientações. Você como líder é o responsável pela empresa e seus funcionários trabalham de acordo com o que você passa para eles. Seja objetivo, mesmo ao dar broncas e cobrar mais empenho. A objetividade encurta diálogos agressivos e busca a resolução mais ágil de problemas.

3 – Escute sempre que possível

É preciso escutar para liderar pessoas difíceis no trabalho. Um bom gestor sabe ouvir todos os lados da história e busca compreender cada aspecto de um eventual problema ou situação mais delicada. Coloque-se no lugar dos terceiros, tente entender porque manifestam este tipo de comportamento.

4 – Seja um exemplo de positividade

Em alguns casos, uma pessoa difícil de lidar precisa de um bom exemplo para mudar seu comportamento no dia a dia. E você pode ser esta figura, afinal a liderança exerce um fascínio e as pessoas respeitam tal posição. Seja um exemplo de positividade, busque mostrar o “copo meio cheio” sempre que algum problema surgir. Você tem o poder de mostrar o lado da moeda que as equipes de trabalho vão enxergar em um primeiro momento.

5 – Potencialize sua equipe de trabalho

Dentro de uma empresa, nem todas as pessoas são difíceis. Sempre há colaboradores bem-humorados e 100% dedicados ao negócio, ao sucesso da empresa. Uma boa dica é puxar estas pessoas para o seu lado e torná-las multiplicadoras da sua visão, daquilo que você deseja para todo o time.

A inteligência emocional pode ajudar

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível potencializar algumas habilidades de liderança que você já possui, mas que precisam de uma força extra dentro de um cenário que você precisa liderar pessoas difíceis no trabalho. Trata-se de uma metodologia eficaz e colocada em prática de acordo com as suas características e objetivos, ou seja, exatamente como você precisa.

E outra boa notícia é que você precisa perder mais tempo pesquisando sobre o assunto na internet. Você está no lugar certo! A Arita Treinamentos é referência em inteligência emocional e conta com uma equipe diferenciada, formada por profissionais com mais de 30 anos de experiência e 100% atualizados de acordo com as práticas mais modernas do mercado.

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