5 dicas para maneirar na autocobrança

5 dicas para maneirar na autocobrança durante o isolamento e com a volta das atividades presenciais

5 dicas para maneirar na autocobrança durante o isolamento e com a volta das atividades presenciais

É preciso diminuir a intensidade da cobrança. Ninguém é perfeito e os erros fazem parte da jornada de todas as pessoas

Todos sabemos como ficamos desconfortáveis quando alguém nos cobra com um tom acima do normal. Agora, imagine só o impacto da autocobrança diária em nossas vidas? Esse é um problema dos tempos modernos, assim como a autossabotagem, dentro de uma sociedade que exige perfeição máxima a todo instante. Um aspecto que foi potencializado em tempos de isolamento social. Porém, é importante que você saiba que é possível maneirar na autocobrança durante o isolamento e com a volta das atividades presenciais

Autocobrança: 5 dicas para pegar mais leve com você mesmo(a)

  1. Evite comparações: a vida é uma só e cada pessoa tem seus próprios problemas, hábitos, relacionamentos, pensamentos. Logo, não há qualquer margem para comparação. Você não sabe exatamente o que ocorre na vida de outra pessoa. Essa, por sua vez, não conhece todos os seus problemas.
  2. Identifique limitações: não há vergonha alguma em reconhecer e identificar as próprias limitações. Superar a autocobrança passa por isso. Você não pode se cobrar de algo que não consegue fazer, de algo que está fora do seu alcance.
  3. Ninguém é perfeito: a vida perfeita nas redes sociais é uma fantasia do século XXI. Você não pode se deixar acreditar no que é compartilhado na internet. Todos nós temos problemas, dilemas, dúvidas e cometemos (muitas) falhas. Assim como você. O que vai para as redes sociais é apenas um recorte mínimo e selecionado.
  4. Aprenda com o passado: uma ótima dica para maneirar na autocobrança é aprender com os erros do passado. Dessa maneira, com o tempo, sempre que uma nova falha surgir, você não sentirá tanto pesar, já que terá mudado a mentalidade para absorver o problema e tirar algo de bom da situação.
  5. Responsabilidade não é culpa: a autocobrança, na maioria dos casos, acompanhada da culpa excessiva por algo. A pessoa se cobra demasiadamente porque sente que errou em uma determinada situação. Porém, pode não ter sido o caso. Sim, é importante assumir a responsabilidade pelos atos, mas também é fundamental saber que nem todos os problemas do mundo (ou da sua vida) são seus.

Inteligência emocional x autocobrança

Um dos pilares da inteligência emocional é a identificação das barreiras emocionais que foram erguidas em algum momento da vida da pessoa. Ao fazer isso, é possível compreender como a autocobrança surgiu e como se desenvolveu ao longo dos anos. Além disso, é o pontapé inicial para potencializar habilidades para que o indivíduo possa evoluir e deixar para trás a cobrança excessiva em cada uma de suas ações. E tem mais: a Arita Treinamentos tem mais de 30 anos de experiência no mercado. Em outras palavras, você sabe que pode confiar! Aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp