Descubra as causas da baixa autoestima!

5 possíveis causas da baixa autoestima e de como mudar seu comportamento

5 possíveis causas da baixa autoestima e de como mudar seu comportamento

Ninguém merece viver uma vida inteira com baixa autoestima. E conhecer as causas do problema é a primeira medida a ser tomada para ter uma vida melhor

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que este problema pode ter uma solução, afinal já até publicamos um conteúdo com dicas para ajudar alguém com baixa autoestima. E hoje, entramos ainda mais no assunto e vamos apresentar algumas das possíveis causas da baixa autoestima e como mudar seu comportamento para se libertar dela, e com isso ter uma vida mais feliz e equilibrada. Ficou interessado(a)? Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para compartilhar conosco, e com todos os leitores, a sua opinião sobre o assunto.

Descubra as principais causas da baixa autoestima

1 – Falta de conhecimento próprio

Muitas pessoas apresentam sinais de baixa autoestima quando não conhecem a si próprio, ou seja, quando estão afastadas de sua própria essência. É preciso inverter esse jogo o quanto antes, combinado?

2 – Comparação

Uma das principais causas da baixa autoestima é a comparação. Muita gente tem o péssimo hábito de comparar a própria vida com a vida e conquistas das outras, e isso pode trazer aborrecimentos e frustrações, que por sua vez podem evoluir para um quadro de baixa autoestima permanente.

3 – Cobrança excessiva

Muitas frustrações e decepções tem como origem a cobrança excessiva. A perfeição não existe e o mais importante é seguir evoluindo, aprendendo com os erros e não somente se culpando por eventuais falhas.

4 – Esquecimento do passado

Pouca gente pensa nesta relação, mas a baixa autoestima pode ter como origem o simples fato de não valorizarmos e relembrarmos conquistas do passado.

5 – Crenças limitantes

Com o passar do tempo, algumas crenças limitantes podem afetar a autoestima da pessoa. E isso é péssimo para todos que desejam uma vida mais equilibrada e feliz.

Como mudar seu comportamento e acabar com a baixa autoestima?

  • Reconecte-se com sua essência: olhe com atenção e carinho para seu interior e não se esqueça de que a sua essência é sua mais preciosa virtude. O autoconhecimento é a chave para uma vida mais feliz e equilibrada.
  • Pare de se comparar: cada pessoa tem uma vida, um jeito de lidar com as coisas, assim como objetivos e sonhos particulares. É preciso caminhar por sua jornada de acordo com o que você acredita e deseja alcançar, e não percorrer caminhos de terceiros.
  • Cobre-se menos: pegue mais leve com você próprio. Cada erro ou falha é motivo de aprendizado e não somente de lamentação.
  • Valorize-se: relembrar as conquistas do passado é uma ótima ideia para combater a baixa autoestima, pois reviver suas próprias conquistas mostra que você é capaz de conseguir o que deseja.
  • Descarte o que te limita: algumas coisas e crenças em nossas vidas podem ser limitantes, principalmente quando analisamos o que sonhamos em alcançar. O ideal é deixar de lado, o quanto antes, tudo aquilo que pode impedir suas conquistas.

Fale com a Arita Treinamentos

Nossa equipe é formada por profissionais experientes, com mais de 30 anos de know-how e que lidam diariamente com treinamentos de inteligência emocional voltados para combater as causas da baixa autoestima. E outra boa notícia é que você pode começar hoje mesmo a trilhar um novo caminho rumo a uma vida mais feliz e equilibrada. Sabe como? Fale com um dos nossos especialistas e descubra!

ARTIGOS RELACIONADOS