Ciúmes retroativo - De olho nos sinais de alerta

6 consequências do ciúmes retroativo que evidenciam que devemos nos livrar disso em 2021

6 consequências do ciúmes retroativo que evidenciam que devemos nos livrar disso em 2021

É preciso ficar atento(a) aos sinais de alerta que podem interferir na saúde emocional do relacionamento

Devemos começar o post de hoje com a definição de ciúmes retroativo. Trata-se de um tipo de ciúmes no qual a pessoa imputa ao parceiro(a) uma suposta infidelidade com base em experiências vividas ou especuladas de relacionamentos passados. Basicamente, a pessoa possui alguma experiência traumática e julga que o atual relacionamento corre o mesmo perigo, o da traição do(a) parceiro(a). Quer saber quais são os sinais de alerta? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Ciúmes retroativo e seus sinais de alerta

  1. Comprovação da importância: pessoas que sentem ciúmes retroativo precisam comprovar a todo instante que são importantes para a outra pessoa do relacionamento. Tal comportamento está diretamente relacionado ao medo de perder o(a) parceiro(a).
  2. Comparação com terceiros: outra característica bem comum é a constante comparação com antigos romances do(a) parceiro(a). Comparação direta mesmo, de qualidades, possibilidades e assim por diante. É uma forma de autoafirmação e de impor a sua posição.
  3. Falta de concentração: a pessoa tem dificuldade de concentração, inclusive nas tarefas mais simples e rotineiras. Isso acontece porque o indivíduo não para de pensar um minuto sequer no que o(a) outro(a) está fazendo, com quem está e assim por diante. Uma “preocupação” pautada em problemas de antigos relacionamentos.

A inteligência emocional pode ajudar?

A resposta é SIM! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar e superar barreiras emocionais do passado, provocadas por relacionamentos que não deram certo. Um trabalho que depende da vontade da pessoa, do compromisso de buscar e manter um novo relacionamento pautado na saúde amorosa, na confiança e transparência. Outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada em inteligência emocional e que trabalha há mais de 30 anos na área. Em outras palavras, você sabe que pode confiar no trabalho de uma equipe experiente, atualizada e que está ao seu lado hoje e sempre. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

A lista continua! Veja mais sinais de ciúmes retroativo

  1. Cobranças e explicações: quem é muito ciumento, naturalmente, tem o costume de exigir explicações sobre tudo o que a pessoa fez ou planeja fazer. Não é diferente no caso do ciúmes retroativo. Perguntas como “Onde você esteve?” ou “Com quem você vai sair hoje?” ou “Quem estará no mesmo ambiente?” são sinais que precisam ser observados.
  2. Exclusividade: esta é a palavra perfeita para definir uma pessoa que sofre de ciúmes retroativo. Não há espaço para dividir a atenção do(a) parceiro(a) com terceiros, mesmo que sejam amigos ou familiares. A exclusividade, entretanto, pode ser nociva ao relacionamento quando ultrapassa limites aceitáveis e passa a minar a liberdade individual. É preciso ficar atento a tal comportamento e ceder mais.
  3. Lembranças do passado: outro ponto nada saudável para o relacionamento é remoer o passado e lembrar constantemente de problemas, deslizes, traições do(a) parceiro(a). Pessoas que sofrem de ciúmes retroativo fazem isso com certa frequência. Trata-se de um mecanismo de defesa, um alerta às vezes inconsciente para o(a) parceiro(a) para evitar situações e encontros que possam gerar a repetição do que aconteceu em casos antigos.

ARTIGOS RELACIONADOS