Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Os reflexos da negligência emocional podem impactar negativamente a vida pessoal e profissional. Mas, é um problema com solução
A negligência emocional pode ser definida como um abandono das emoções ao longo da vida. Por exemplo, é algo mais associado à infância (negligência emocional infantil), justamente pelo impacto causado no indivíduo por falta do desenvolvimento emocional por parte dos pais / responsáveis Algo que gera reflexos com o passar dos anos. E ficar atento aos sinais é o primeiro passo para tentar contornar o problema com inteligência e assertividade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.
1 – Vazio
O sentimento “vazio” é um dos principais sinais de negligência emocional, isso porque há uma lacuna sentimental que não foi preenchida com o passar dos anos. Seus sintomas podem variar caso a caso, como uma sensação de vazio na barriga, na garganta ou no peito. Algo que surge e desaparece.
2 – Medo da dependência
Um sintoma que é diferente de ser independente. É um medo que gera grande desconforto ao perceber, ou imaginar, dependência de terceiros. Ao perceber que diz a todos que não precisa de ajuda para nada, ligue o sinal de alerta.
3 – Autoconhecimento
Você é capaz de apontar com assertividade as suas principais qualidades e suas maiores fraquezas? Caso tenha dificuldade em mostrar isso, pode ser que você tenha um quadro de negligência emocional, isso porque não conhece suas próprias emoções. O autoconhecimento é o caminho para melhorar.
4 – Falta de amor-próprio
Outro sinal claro é a falta de amor-próprio, mesmo se você for reconhecidamente uma pessoa amável com amigos e familiares. Tal aspecto indica uma forte resistência ao compartilhamento das próprias emoções, em expor aquilo que sente. Logo, a pessoa acaba sendo mais dura consigo mesma.
5 – Dificuldade em especificar problemas
Um quadro comum da negligência emocional é a dificuldade em especificar os problemas. Por exemplo, a pessoa que sabe que tem problemas em se relacionar emocionalmente, mas não sabe o motivo que leva a isso. O famoso “O problema sou eu e não você” de verdade, mas sem conseguir identificar os motivos disso.
6 – Controle emocional
Você tem dificuldades em se controlar em momentos de muita raiva? Os dias tristes são devastadores? A falta de controle emocional é um indicativo do problema, já que há uma evidente deficiência em equilibrar o que sente para contornar as mais diversas situações.
Já ouviu falar ou leu sobre treinamentos de inteligência emocional? Com a ajuda de profissionais é possível identificar e trabalhar positivamente as emoções que dificultam o seu desenvolvimento, seja pessoal ou profissional. Por exemplo, para combater os efeitos da negligência emocional no dia a dia para alcançar uma vida mais feliz e tranquila. Ficou interessado? Aqui vai outra boa notícia: a Arita é uma empresa com know-how na área e conta com um time de especialistas no assunto. Em outras palavras, você sabe que pode confiar. Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...