7 dicas de como desenvolver o lado racional do cérebro

7 dicas de como desenvolver o lado racional do cérebro

7 dicas de como desenvolver o lado racional do cérebro

Saber como desenvolver o lado racional do cérebro é tão importante quanto desenvolver o lado emocional. Afinal de contas, o equilíbrio é essencial para uma vida mais plena, mais feliz em vários sentidos pessoais e profissionais. Aqui mesmo no blog da Arita você já conferiu um conteúdo sobre o assunto, sobre o cérebro emocional e cérebro racional. Hoje, vamos conferir algumas dicas de como desenvolver o lado racional do cérebro. Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos e amigas que também se interessam pelo tema.

Saiba como estimular o desenvolvimento deste lado e aproveitar melhor os seus benefícios!

1 – Estimule-se

É fundamental colocar o cérebro à prova, ou seja, estimular novos conhecimentos. Estimular os neurônios. Boas dicas não faltam por aí, como aprender a tocar um instrumento, iniciar um curso de línguas e assim por diante. E lembre-se: a idade não é desculpa para não buscar o novo.

2 – Boa noite

Dormir é uma boa dica de como desenvolver o lado racional do cérebro, sabia? Isso acontece porque  uma noite de sono completa é fundamental para preservar a memória e “renovar” a capacidade neurológica.

3 – Exercícios físicos

A atividade física é fundamental para estimular o cérebro, isso porque produz oxigênio a nível celular, o que é essencial para a saúde cerebral. Por sua vez, a oxigenação libera proteínas que estimulam a produção de neurônios.

4 – Calma, tenha calma

O estresse é um vilão do desenvolvimento cerebral. Segundo estudo da Molecular Psychiatry, o estresse constante pode levar a danos nas funções cerebrais. Além disso, é um fator determinante para o aumento da ansiedade e dificuldade de aprendizagem. A dica? Relaxa mais, tire alguns minutos do dia para não fazer nada, para assistir um filme, ler um livro e assim por diante.

5 – Meditar faz bem

Há uma ligação entre a meditação e a massa cinzenta. Em outras palavras, meditar alguns minutos ou horas por dia ajuda a manter a massa cinzenta com o passar da idade (que tende a diminuir com os anos). O estudo é da University of California (UCLA). A meditação também ajuda a diminuir os riscos de doenças neurodegenerativas.

6 – Laços fortes. Socialize-se

Estabelecer laços fortes na sociedade é fundamental para manter o cérebro ativo, como com um grupo de amigos do futebol ou os colegas das aulas de dança. Somos seres sociáveis e precisamos de relacionamentos com outros seres para estimular o desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro.

7 – Quebra-cabeças

É isso mesmo que está pensando. O jogo de quebra-cabeças é excelente para estimular o desenvolvimento do cérebro, assim como jogos de palavras-cruzadas, xadrez, damas e outros que exigem pensamentos estratégicos e calculados. O segredo está no desafio que você propõe ao cérebro, que passa a trabalhar numa rotação muito saudável. Também é importante diversificar a atividade, ou seja, não manter apenas um hobbie nessa linha.

O papel da inteligência emocional

Você pode se perguntar o que a inteligência emocional tem a ver com a inteligência racional. A resposta é TUDO! Somente com o equilíbrio perfeito entre os lados direito e esquerdo do cérebro é que conseguimos alcançar um estado cerebral adequado. Para uma vida pessoal e profissional mais feliz, é algo indispensável. Quer saber mais sobre o assunto e conferir como os treinamentos de inteligência emocional funcionam na prática? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato. O time da Arita está preparado.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp