Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Dentro de um ambiente profissional, a maior exigência é (ou deveria ser) em relação à competência profissional. Você está em uma empresa por aquilo que você pode render, o que pode proporcionar ao negócio através da sua força de trabalho. Porém, todos nós sabemos que dentro da empresa outros fatores são constantemente analisados. A dificuldade em fazer amigos na fase adulta, por exemplo, acaba refletindo na timidez no trabalho e isso pode impactar diretamente no desenvolvimento profissional.
Porém, mesmo que você seja extremamente tímido (a) ou conheça alguém assim, a boa notícia é que é possível trabalhar emocionalmente e, aos poucos, deixar de ser uma pessoa tímida no trabalho. Quer saber como? Continue lendo no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.
1 – Acredite no seu potencial: muito da timidez no trabalho tem original no medo de expor as próprias ideias, de defender um ponto de vista. É algo muito comum, por exemplo, nos primeiros dias e semanas em uma nova empresa. A dica aqui é “treinar” sua desenvoltura. Caso precise apresentar uma ideia de trabalho ao seu chefe, treine em casa como será a apresentação.
2 – Tenha confiança: um grande segredo para driblar a timidez é ter confiança no que vai falar / apresentar. Pessoas confianças são menos tímidas porque dominam um determinado assunto, não correm o risco de surpresas.
3 – Pense positivo: dentro de um ambiente profissional, o julgamento é constante. Por isso, você deve pensar positivamente quando alguma adversidade surgir, quando for confrontado (a). Pense em suas qualidades, no que você pode oferece para reverter à situação. Dessa maneira, você também ganhará mais confiança e o respeito dos colegas de trabalho.
4 – Desenvolva amizades: uma das melhores maneiras para acabar com a timidez no trabalho é conhecendo seus colegas. Faça questão de almoçar com eles, participe de happy-hours, grupos no WhatsApp… Mostre interesse em fazer parte de novos círculos de amizade. Aos poucos, as pessoas vão te conhecer e você se sentirá mais confortável no dia a dia.
5 – Evite comparações: outro ponto bem comum no ambiente de trabalho é a comparação entre colegas. Temos a tendência a pensar que devemos agir igual às pessoas que já fazem parte da empresa há algum tempo, já que isso demonstra superficialmente que é o caminho a ser seguido, pelo menos em termos de postura. Porém, é um erro pensar assim. Dentro de uma conduta profissional, você é livre para agir da maneira que achar melhor, de acordo com a sua personalidade. Logo, jamais deve se comparar a outros, muito menos agir seguindo outros modelos.
6 – Desafie-se, saia da rotina: em alguns casos, a timidez pode estar relacionada à acomodação. A pessoa sente-se confortável em uma determinada posição e pode não se importar muito com uma eventual mudança. Com isso, mesmo retraída, quieta e solitária, não faz qualquer movimento para sair disso.
7 – Inteligência emocional: caso não saiba, a inteligência emocional é uma aliada na luta contra a timidez no trabalho. Através de treinamentos diferenciados e com foco no entendimento das reais causas do problema, são identificados e analisados todos os fatores que levaram ao desenvolvimento dessa timidez. Um trabalho personalizado e com resultados comprovados.
Pensou em treinamentos de inteligência emocional, pensou na Arita Treinamentos. São muitos anos de experiência no mercado e milhares de clientes já atendidos em todo Brasil. Um know-how que credencia a empresa no atendimento dos mais variados casos, como de pessoas com excesso de timidez no trabalho. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Entre em contato hoje mesmo! CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail.
Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...