Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Trabalhar em equipe não é fácil. São muitas pessoas envolvidas e que possuem origens diferentes, comportamentos diversos e personalidades que podem ser conflitantes com a sua, com o seu jeito de encarar o dia a dia profissional e a própria vida. Por isso, ter inteligência emocional na empresa é tão importante, assim como também saber como melhorar seu comportamento emocional no trabalho. Este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Continue a leitura!
1 – Controle as emoções
Esta é a primeira e a mais lógica de todas as dicas quando pensamos em comportamento emocional no trabalho. Você precisa assumir o controle de suas emoções no dia a dia corporativo. Compreenda o que cada uma destas emoções representa e impacta em sua rotina e, com isso, evite situações de descontrole que possam te prejudicar, seja no relacionamento com seus colegas ou mesmo para tomar decisões delicadas.
2 – Tenha empatia
A inteligência emocional no trabalho passa por ter empatia no dia a dia, ou seja, se colocar no lugar de outras pessoas e compreender o que sentem, suas opiniões e visões. Tal atitude ajudará a compreender melhor as emoções e comportamentos de outras pessoas, assim como ajudará a tomar decisões mais adequadas aos objetivos de toda a equipe.
3 – Não, obrigado
É fundamental aprender a dizer não. No trabalho isso faz toda a diferença, a partir do momento que você aponte soluções e saídas para um determinado problema. Dizer não é bom para melhorar o comportamento emocional no trabalho porque ajuda a trabalhar sua autoestima e afirmação como profissional.
4 – Erros ficam no passado
O que passou, passou e não tem como voltar no tempo. Sim, sabemos que é fundamental aprender com os próprios erros para evita-los no futuro, mas não devemos nos apegar a eles. É preciso se libertar dos erros, deixa-los no passado e revisita-los, eventualmente, com um certo distanciamento.
5 – A perfeição não existe
É preciso compreender isso, que a perfeição não existe e que você é um profissional em constante aperfeiçoamento, em construção. Todas as pessoas são assim, afinal não existe quem saiba de tudo e que não precise aprender mais nada. Ao racionalizar tal quadro, você melhorará seu comportamento emocional no trabalho.
6 – Seja mais social
Pessoas com boas habilidades sociais apresentam um comportamento emocional no trabalho aprimorado, já que conseguem se socializar com outros colegas de trabalho de uma forma natural e isso influenciam no bom ambiente para todas as pessoas, assim como no seu ânimo pessoal.
7 – Adapte-se constantemente
No dia a dia do mundo corporativo as mudanças sempre aparecem, independentemente o segmento da atuação da empresa onde você trabalha hoje. O diferencial e que impacta em seu comportamento emocional é a sua capacidade de se adaptar a cada novidade e, principalmente, e desenvolver como profissional e pessoa a partir dela.
Através de treinamentos de inteligência emocional é possível melhorar meu comportamento emocional no trabalho de uma forma natural, no seu ritmo e de uma forma duradoura. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de tradição no mercado e que está preparada para lhe atender com 100% de foco em suas necessidades e objetivos. Você sabe que pode confiar em quem realmente entende do assunto.
NÃO PERCA MAIS TEMPO! Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...