7 dicas de como melhorar meu comportamento emocional no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

7 dicas de como melhorar meu comportamento emocional no trabalho

7 dicas de como melhorar meu comportamento emocional no trabalho

A forma como você se comporta no ambiente corporativo é fundamental para guiar seus próximos passos na carreira

Trabalhar em equipe não é fácil. São muitas pessoas envolvidas e que possuem origens diferentes, comportamentos diversos e personalidades que podem ser conflitantes com a sua, com o seu jeito de encarar o dia a dia profissional e a própria vida. Por isso, ter inteligência emocional na empresa é tão importante, assim como também saber como melhorar seu comportamento emocional no trabalho. Este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Continue a leitura!

Comportamento emocional no trabalho: veja 7 dicas para melhorar o seu

1 – Controle as emoções

Esta é a primeira e a mais lógica de todas as dicas quando pensamos em comportamento emocional no trabalho. Você precisa assumir o controle de suas emoções no dia a dia corporativo. Compreenda o que cada uma destas emoções representa e impacta em sua rotina e, com isso, evite situações de descontrole que possam te prejudicar, seja no relacionamento com seus colegas ou mesmo para tomar decisões delicadas.

2 – Tenha empatia

A inteligência emocional no trabalho passa por ter empatia no dia a dia, ou seja, se colocar no lugar de outras pessoas e compreender o que sentem, suas opiniões e visões. Tal atitude ajudará a compreender melhor as emoções e comportamentos de outras pessoas, assim como ajudará a tomar decisões mais adequadas aos objetivos de toda a equipe.

3 – Não, obrigado

É fundamental aprender a dizer não. No trabalho isso faz toda a diferença, a partir do momento que você aponte soluções e saídas para um determinado problema. Dizer não é bom para melhorar o comportamento emocional no trabalho porque ajuda a trabalhar sua autoestima e afirmação como profissional.

4 – Erros ficam no passado

O que passou, passou e não tem como voltar no tempo. Sim, sabemos que é fundamental aprender com os próprios erros para evita-los no futuro, mas não devemos nos apegar a eles. É preciso se libertar dos erros, deixa-los no passado e revisita-los, eventualmente, com um certo distanciamento.

5 – A perfeição não existe

É preciso compreender isso, que a perfeição não existe e que você é um profissional em constante aperfeiçoamento, em construção. Todas as pessoas são assim, afinal não existe quem saiba de tudo e que não precise aprender mais nada.  Ao racionalizar tal quadro, você melhorará seu comportamento emocional no trabalho.

6 – Seja mais social

Pessoas com boas habilidades sociais apresentam um comportamento emocional no trabalho aprimorado, já que conseguem se socializar com outros colegas de trabalho de uma forma natural e isso influenciam no bom ambiente para todas as pessoas, assim como no seu ânimo pessoal.

7 – Adapte-se constantemente

No dia a dia do mundo corporativo as mudanças sempre aparecem, independentemente o segmento da atuação da empresa onde você trabalha hoje. O diferencial e que impacta em seu comportamento emocional é a sua capacidade de se adaptar a cada novidade e, principalmente, e desenvolver como profissional e pessoa a partir dela.

A inteligência emocional está ao seu lado

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível melhorar meu comportamento emocional no trabalho de uma forma natural, no seu ritmo e de uma forma duradoura. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de tradição no mercado e que está preparada para lhe atender com 100% de foco em suas necessidades e objetivos. Você sabe que pode confiar em quem realmente entende do assunto.

NÃO PERCA MAIS TEMPO! Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS